Soluções / Promo

Promoções Comerciais
– Promoções em Redes Sociais

frame

É possível realizar promoções em redes sociais?

Essa é uma dúvida muito frequente entre empresas que desejam realizar ações promocionais e mesmo entre agências de marketing digital. A resposta é “sim”, desde que seja observada uma série de requisitos:

frame
  • As disposições da lei aplicadas ao ambiente digital devem ser devidamente consideradas;
  • É preciso verificar as normas da própria rede social na qual se deseja implementar a ação. Há plataformas que não permitem a realização de determinadas mecânicas, por esse motivo, independentemente de a Secap não se opor, algumas ações não poderão ser realizadas;
  • É obrigatório apresentar laudo de auditoria, que deve ser feito por empresa independente terceirizada, da mesma forma que em uma mecânica promocional convencional;
  • É obrigatório apresentar memorial descritivo da promoção. Esse é um documento técnico que deve obedecer a uma série de requisitos e é elaborado por agências especializadas em mecânicas promocionais, como a Rede Magic;
  • É obrigatório prever contingência, para o caso de a rede social sair do ar;
  • Observados todos os itens anteriores, será necessário obter aprovação da Secap (Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Energia e Loteria).

Em resumo, a promoção em rede social pode ser realizada, porém obedecendo a normas bastante rígidas. Por isso, boa parte das promoções ativadas em redes sociais é irregular e não possui autorização da Secap.

A previsão de contingência pode ser realizada por uma empresa capacitada que elabore um regulamento possível de transitar entre diversos meios digitais. Para esse tipo de ação, consulte a Rede Magic.

A Rede Magic coleta cookies com dados não confidenciais para facilitar sua navegação em nosso website e blog. Para obter mais detalhes a respeito, consulte nossa Política Sobre Uso de Cookies. Você pode conhecer também nossa Política de Privacidade e Tratamento de Dados. Ao prosseguir navegando em nosso website ou blog, você concorda com nossas políticas.