Retrospectiva 2018: o que foi mais pesquisado no Google

Com 20 anos recém-completos, a gigante da internet Google não deu chance aos concorrentes desde a sua criação, em 1998. Surgiu em Stanford, prestando serviços online e de software até 2004, quando lançou sua IPO (oferta pública inicial) e abriu o capital. Foi aí que a empresa mudou de patamar.

A mudança para a Califórnia veio acompanhada de novos produtos e o Google foi se consolidando como uma das principais empresas de tecnologia e inovação digital do mundo.

O Google Search é o mais importante produto da empresa – maior subsidiária da Alphabet Inc. Sozinho, o site de pesquisas online detém 97,5% do marketshare brasileiro e 92,2% do mundial, e o que sobra é dividido entre Bing, Yahoo!, Baidu, MSN, DuckDuckGo e Yandex.

Além do buscador online, uma série de outras ferramentas foram e estão sendo criadas, incluindo Gmail, Google+, Orkut, Google Chrome, Google Hangouts.

Segundo informações deste mês do jornal Valor Econômico, o Google é a 3ª empresa mais valiosa do mundo, custando US$ 731,94 bilhões, atrás da Amazon e da Microsoft e na frente da Apple. Juntas, as companhias formam o chamado “The Big 4”.

Em 2006, a empresa lançou outra ferramenta, Google Trends, que mostra aos usuários o que mais está sendo pesquisado na plataforma. Confira este infográfico que compila os principais resultados de 2018 no Brasil:

Infográfico: principais buscas no Google

Fonte: Google Trends

 

#paracegover a imagem mostra um infográfico intitulado “Termos mais buscados em 2018 no Brasil” e traz sete pequenas listas com os termos mais pesquisados no Google, divididos pelo tipo de pergunta ou pelo tema.

Número 1: mostra a relação de termos mais buscados no Google, de forma geral. Em ordem decrescente, aparecem “Copa do Mundo“, “Big Brother Brasil“, “Eleições 2018“, “Jair Bolsonaro” e “Horário de Verão“.

Número 2: relação de buscas iniciadas com “Por que“. Do primeiro para o quinto colocado estão “Por que a guerra na Síria“, “Por que votar no Bolsonaro?“, “Por que (separado, sem acento) ou porque (junto, sem acento)?”, “Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa?” e “Por que Ibrahimovic (jogador de futebol sueco) não foi convocado?”.

Número 3: lista de celebridades mais pesquisadas. Sylverter Stallone, Pabllo Vittar e MC Loma ficaram em primeiro, segundo e terceiro lugares, seguidos de Meghan Markle, em quarto, e Roger Waters em quinto.

Número 4: esta lista mostra os memes mais procurados no Google. Na primeira colocação está “Que Tiro Foi Esse“, seguido de “Fábio Assunção“, “É verdade esse bilhete“, “Jair Bolsonaro” e “Neymar Jr.“.

Número 5: lista de buscas sobre “Como fazer” algo. Nas primeiras posições estão “Como fazer slime?“, “Como fazer figurinhas no WhatsApp?” e “Como fazer gasolina?“, respectivamente, seguidos de “Como fazer crepioca?” e “Como fazer pergunta no Instagram?“.

Número 6: relação de buscas para saber “O que é” determinada coisa. Do primeiro ao quinto estão “O que é fascismo?“, “O que é intervenção militar?“, “O que é lúpulo“, “O que é Ursal?” e “O que é Corpus Christi?“, respectivamente.

Número 7: são as séries de televisão mais procuradas no Google. “La casa de papel“, “Elite” e “Riverdale” ocupam os três primeiros lugares, enquanto “Lucifer” fica em quarto e “The 100“, em quinto. O infográfico predominantemente cinza e possui gravuras que ilustram alguns temas das buscados.

 

Leia também: Geração Y, os Millennials: 1980 – 1995

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *