Borba fala ao Paraná TV sobre segurança de dados na internet

Não é novidade que a internet faz parte da vida de milhões de pessoas no mundo todo, mas muita gente não se dá conta dos perigos que corre ao acessar e-mails, redes sociais e até contas bancárias por meio de redes wireless não confiáveis. Só em Curitiba, desde o início do ano já foram realizadas mais de 300 denúncias na Delegacia de Crimes Cibernéticos. Com a criação da “Lei Carolina Dieckmann“, que pune o roubo de senhas e dados de computadores de terceiros, a polícia pretende coibir crimes dessa natureza.

Para dar dicas de prevenção contra essas ações criminosas na internet, Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design e especialista em segurança, falou ao Paraná TV na última sexta-feira (05). Acompanhe:

Acessar a internet fazendo uso de redes públicas de conexão Wi-Fi pode ser mais perigoso do que você imagina, pois a rede pode ter sido criada e estar sendo controlada por alguém com segundas intenções. Ao se conectar a essa rede você possibilita que suas senhas, seus dados e tudo o que visualizar enquanto estiver conectado seja facilmente acessado e clonado. Por isso, é importante estar sempre atento às redes disponíveis e optar por utilizar aquelas que exijam senhas ou cadastros prévios, que provem a segurança e idoneidade da rede.

Para evitar ter dados roubados, basicamente as recomendações de Borba são para utilizar redes abertas (sem criptografia) apenas para navegação em sites públicos, que não exijam senhas; e-mails devem ser checados apenas via webmail com cadeado SSL e jamais deve-se baixar arquivos ou e-mails em softwares como Outlook e similares. Em redes fechadas (com criptografia), a conexão deve ser feita apenas com a certeza de que a rede é legítima. Na dúvida, é indicado tomar os mesmos cuidados que tomaria em uma rede aberta, não acessando contas bancárias, por exemplo. Para não correr mesmo nenhum risco, Borba sugere ainda o uso da conexão 3G, por meio de modem, que é tão segura quanto uma rede que pode ser configurada em casa ou no escritório.

Além disso, também é importante manter os dados seguros mesmo ao utilizar a rede sem fio de casa, protegendo-a com senha para impedir o uso indevido por terceiros. Segundo Wanderson Castilho, perito em tecnologia, se a conexão doméstica for utilizada por alguém mal intencionado para cometer crimes na internet o proprietário da linha pode ser responsabilizado criminalmente pelas ações, já que a conexão está sob sua responsabilidade.

Veja também: Borba fala sobre segurança em e-commerce ao Programa e-Manhã.

Pin It

4 Respostas para Borba fala ao Paraná TV sobre segurança de dados na internet

  1. Pingback: Vírus que altera boletos bancários | Magic Blog

  2. Pingback: Facebook expõe dados de usuários | Magic Blog

  3. Pingback: Marco Civil: novas regras para a Internet | Magic Blog | Magic Blog

  4. Pingback: Segurança na internet: hackers, diretor da CIA e boas práticas - Magic Blog – O Universo do Marketing Digital e da Tecnologia está aqui - Magic Blog – O Universo do Marketing Digital e da Tecnologia está aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *