Dell é comprada por 24,4 bilhões de dólares

dell-comprada-por-24-bilhoes

A Dell fechará seu capital em uma transação de 24,4 bilhões de dólares. O fechamento do capital da empresa não é uma ideia nova, já que em uma reunião em junho de 2010, Michael Dell – o dono da companhia – havia declarado seu interesse em realizar essa operação. A transação incluirá investimentos do grupo de capital privado Silver Lake e um empréstimo da Microsoft.

Com essa atitude, a companhia do bilionário pode se concentrar exclusivamente em reverter a crise, adotando serviços e equipamentos de informática para outras empresas com o mesmo foco. Nesse novo ramo, a Dell terá como concorrentes as fortes Hewlett-Packard e IBM, o que não será tão fácil, já que são empresas grandes e consolidadas no ramo.

Dell saiu da presidência da companhia em 2004 e as vendas e os serviços a clientes começaram a cair. Em 2007, o executivo retomou o cargo, para alívio dos investidores, porém a participação de mercado da companhia que tem metade da receita vinda das vendas de computadores pessoais e servidores continuou caindo.

Crise

Em 2006, após perder espaço para a HP, a Dell começou a concentrar esforços na venda de computadores pessoais, porém a crise econômica de 2008 atrapalhou os planos de direcionar todas as forças ao mercado de desktops domésticos. Com quedas expressivas em sua receita, a companhia tentou outros mercados, como equipamentos e soluções para hospitais, escolas, exército e outras empresas, mas não foi o suficiente para a empresa se estabilizar.

A crise levou a Dell a iniciar um programa de 8,9 mil demissões, oferecer pacotes de incentivo a demissões voluntárias, congelar contratações por todo o mundo e ainda pedir para os funcionários restantes tirarem férias não remuneradas de apenas cinco dias.

Um dos mais poderosos

Michael Dell criou a empresa em 1984 quando ainda estava na universidade e possuía capital de apenas mil dólares. No início dos anos 2000, a companhia se tornou uma das maiores do ramo da informática. A revista Forbes já inclui Dell como um dos 50 homens mais ricos do mundo, com fortuna estimada em 16 bilhões de dólares.

Veja também: iPhone 5 tem baixa demanda.

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *