Gamificação: o que é?

Gameficação

O homem é um ser competitivo por natureza. E, a partir dessa premissa, o conceito de gamificação vem mudando a forma como as marcas fazem negócios na internet. Trata-se de uma estratégia que adiciona técnicas e mecânicas de jogos a sites, aplicativos e outros para incentivar a interação. As pessoas competem, se divertem e de quebra ajudam a expandir marcas na internet.

O Foursquare é o melhor exemplo de gamificação atualmente. O site fez com que a atividade de dar check-ins em lugares fosse divertida e interativa. De que forma? Pontuando, dando badges para os usuários. Dessa forma, a plataforma estimula o check-in e a competição entre os usuários (quem tem mais badges, mayorships e pontos). E toda essa brincadeira resulta em visibilidade para as empresas que são mencionadas.

A ideia da gamificação tem sido usada também em sites, para estimular a navegação do usuário. É caso do site do GNT, que mesmo depois de dois anos após o lançamento do novo site com conteúdo exclusivo, muita gente não sabia que ali havia coisas diferentes do conteúdo da TV. A estratégia, então, foi colocar selos escondidos pelo site. Quem achasse mais, ganhava um toy. Ao procurar pelos selos, as pessoas acabavam conhecendo todo o conteúdo do site.

Outra empresa que utilizou a estratégia foi a Close Up. Foi criado um aplicativo para o Facebook em que a pessoa achava seu marido, namorado ou ficante. A partir daí, quem tivesse mais fotos postadas, fotos marcadas e quizzes que mostravam o quanto o casal se conhecia, ganhava badges. O aplicativo, chamado de Get Closer, foi baixado por de mais de 30 mil usuários e teve cerca de 70 mil interações e 36 mil publicações no mural.

E qual é o segredo do sucesso? A ideia básica por trás da gamificação é transformar tarefas diárias em algo divertido. E a grande sacada para o marketing é que as pessoas acabam divulgando a empresa e fazendo propaganda inconscientemente, além de interagirem e ficarem mais próximas da marca.

Veja também: Games sociais: espaço para debate e propaganda

Pin It

Uma resposta para Gamificação: o que é?

  1. Pingback: Garmin Forerunner 620 - Alta Tecnologia em GPS Fitness | Antonio Borba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *