Arrase em uma entrevista remota

Arrase em uma entrevista remota

Vestir a roupa adequada, imprimir o currículo e se deslocar quilômetros de distância em um trânsito caótico. Essas situações provavelmente já foram vivenciadas por você enquanto buscava o trabalho ideal. Mas com a internet de alta velocidade e softwares avançados, a temida entrevista de emprego pode ser um pouco mais prática, tanto para o candidato quanto para o recrutador.

As vantagens

Nos últimos anos, as empresas vêm modificando a forma como selecionam profissionais. Através de programas como Skype e Hangouts, é possível conhecer candidatos de todas as partes rapidamente. Segundo Luciana Tegon, especialista em recrutamento e seleção, essa tendência já é comum nos EUA há pelo menos oito anos. Entre as vantagens está a economia de tempo no processo seletivo, que pode ser reduzido de 25 para 7 dias.

“O contato visual com o candidato desde o primeiro momento permite avaliar rapidamente o perfil daquele profissional para a empresa. Além disso, com o Hangouts podemos entrevistar bons candidatos que estão atualmente empregados e que não conseguiriam deixar o local de trabalho para participar de uma entrevista”, explica à revista Exame.

Porém, enquanto as empresas se sentem beneficiadas com essa prática, a entrevista remota ainda causa estranhamento nos candidatos, afinal, conversar com o futuro chefe através de uma webcam é algo inédito para as gerações passadas.

Para não ter perigo de errar nesse momento importante, confira abaixo algumas dicas sobre o que vestir, como garantir uma boa impressão e evitar problemas técnicos que podem arruinar a entrevista.

Cuidados técnicos

Nunca usou Skype na vida? Faça o download e conheça as funções básicas do programa. Se possível, teste também com algum amigo, certificando-se de que o microfone e a câmera do seu PC estejam funcionando corretamente. Para não ser prejudicado pela velocidade da internet, feche todos os outros programas.

Para se vestir bem

Os cuidados com entrevistas presenciais também valem para conversas remotas. Faça uma pesquisa completa sobre a organização, identificando sua cultura corporativa e procurando conhecer o que os funcionários vestem. Como existe a possibilidade de você se levantar por algum problema técnico, por exemplo, em hipótese nenhuma vista uma calça de moletom sob a mesa.

Desafios da entrevista remota

Uma boa impressão a distância é possível?

Na entrevista presencial, você consegue demonstrar sua atitude com um aperto de mão, sorrisos, contudo, através do computador isso é um pouco mais complicado.

Segundo o portal HP, alguns cuidados são essenciais. Primeiramente, verifique como está seu nome no programa utilizado. Usar diminutivos ou termos adolescentes, como “roberta_gatinha_27”, pode causar má impressão. Analise também o seu avatar. Ou seja, nada de fotos com uma tequila na mão ou aparência de ressaca!

O cenário também importa. Evite mostrar a cama bagunçada ou ficar em um ambiente onde seus familiares possam te interromper.

Olhos nos olhos

Quando começar a conversar com o entrevistador, procure sempre olhar para a câmera ao invés da tela. A ideia é estabelecer contato visual e transmitir segurança para a empresa. Caso o monitor esteja muito baixo, coloque um ou dois livros sob ele para que uma parte do seu corpo fique visível.

Você já participou de uma entrevista remota? Conte pra gente como foi a experiência.

Leia também: Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *