Galinha Pintadinha é o primeiro canal brasileiro com 1 bilhão de visualizações

galinha_pintadinha.1

Como um canal do YouTube pode chegar a 1 bilhão de visualizações? Não que você não saiba quem é a Galinha Pintadinha, longe disso, mas como um produto cujo público são crianças com menos de 5 anos pode ser o canal brasileiro mais acessado da história nacional?

Para entender o que é e como se tornou esse fenômeno da Internet, é preciso, primeiramente, saber como ele começou. Em dezembro de 2006, o administrador Juliano Prado e o publicitário Marcos Luporini criaram a animação para apresentá-la a alguns produtores de um canal de TV. Como não puderam comparecer à reunião, adicionaram o vídeo em um canal no YouTube. Porém, ele não foi aprovado.

Seis meses depois, quando a dupla já havia esquecido do vídeo no canal, uma surpresa: mais de 500.000 visualizações. Resolveram, então, apostar mais uma vez no projeto e criaram o DVD “Galinha Pintadinha e sua Turma”. O DVD contava com músicas de domínio público – aquelas antigas e eternas, que, com certeza, os próprios pais dos pequenos cantavam quando eram crianças, como “A Barata“, “Indiozinhos”, “Escravos de Jó” e “Marcha soldado”.

Em 2010, a Galinha Pintadinha já era sucesso absoluto e já recebia o apoio da Som Livre. Com isso, foi lançado outro DVD, do qual no primeiro mês já havia sido vendidas 100 mil cópias, tornando-se o 6º DVD mais vendido no ano em que fora lançado e o 17º colocado no ano seguinte.

Com o sucesso dos DVDs nos últimos tempos, o projeto também se focou na venda de outros produtos, como pelúcias, jogos, livros, aplicativos para smartphones e no show da Galinha Pintadinha, que é também um grande sucesso. No meio do ano passado, os empresários lançaram a animação em inglês e espanhol. E, atualmente, os sócios planejam fazer um longa-metragem e estima-se que seu faturamento ultrapasse R$ 20 milhões.

Show da Galinha Pintadinha

Mas o que explica todo esse sucesso? Prado e Luporini acertaram a partir dos seus erros. A galinha e os outros personagens de sua turma com cores fortes, movimentos limitados e músicas fáceis de decorar hipnotizaram crianças com menos de 5 anos de idade. Público bom, já que a maioria dos pequenos dessa faixa etária gosta de repetição e não pede novidades. Em contrapartida, delicado, pois depende da decisão dos pais para comprar os produtos ou assistir aos vídeos.

Embora a Galinha Pintadinha seja um case que aparentemente não utilizou grandes estratégias, hoje a marca é administrada pela Redibra, a qual também cuida do licenciamento da Coca-Cola e do cantor Luan Santana. Ou seja, para manter o sucesso e continuar crescendo, não dá para confiar apenas na sorte.

Juliano, Marcos e a criação da dupla

Ainda assim, existem quatro lições que podemos aprender com esse sucesso:

Acredite na sua ideia

Por onde será que andam os empresários que recusaram a animação? Se você acredita que sua ideia é realmente boa, não desista no primeiro “não”.

Defina seu público

Ainda que os criadores não tenham definido uma faixa etária logo de início, assim que identificaram a ideal, passaram a investir e a trabalhar focando nela.

Existe espaço para sua ideia

Quem diria que um canal para crianças com menos de cinco anos seria viral na Internet? Ás vezes, apostar é a melhor estratégia.

Invista nas redes sociais

Quando Juliano e Marcos criaram a animação, a intenção deles era colocá-la na TV. Foi por um acaso que usaram o YouTube – e foi justamente o canal que tornou a Galinha Pintadinha conhecida. De fato, as redes sociais são ótimas ferramentas para angariar público e aproximar clientes à empresa. Investir nelas é um ótimo negócio.

Por que não tentar?

Magic Web Design conta com uma equipe especializada para oferecer o serviço de gerenciamento completo de mídias sociais, incluindo criação e administração de blogs, com desenvolvimento de conteúdo relevante e atualização constante. Ficou interessado? Para saber mais, preencha nosso formulário de contato e solicite um orçamento.

Veja também: WhatsApp conquista 430 milhões de usuários

——————————————————————————————-

Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *