Harlem Shake, a nova febre da internet

harlem-shake-a-nova-febre-da-internet

“Reúna alguns amigos, vista fantasias ou máscaras, ligue a câmera e comece a gravar o novo hit da internet, o Harlem Shake“. O fenômeno se espalhou rapidamente pela web, com diversas pessoas gravando suas próprias versões do meme. Segundo dados do Youtube, na primeira quinzena de fevereiro foram upados mais de 40 mil vídeos de Harlem Shake no site. Mas, afinal, o que é essa mais nova mania da internet?

Harlem Shake é o nome de uma música do DJ Baauer, divulgada em maio de 2012. Com o sucesso dos virais, a música passou a figurar a lista das mais vendidas no iTunes dos EUA e foi utilizada em um vídeo do vlogger Filthy Frank, que deu o pontapé inicial para as milhares de paródias criadas. Nele, Frank e mais três amigos dançam ao som de Harlem Shake com coreografias bizarras que mais parecem espasmos musculares.

No entanto, o formato final que dominou o Youtube foi criado pelos australianos do canal The Sunny Coast Skate. Com mais de 14 milhões de visualizações, a paródia deu origem ao formato que hoje domina a internet: um vídeo de 30 segundos com uma pessoa dançando sozinha usando máscara, capacete ou alguma fantasia, para nos segundos finais surgir uma explosão de coreografias inusitadas realizadas por um grupo de pessoas.

O vídeo mais popular do Harlem Shake não é o dos australianos, mas do UGA Men’s Swim, gravado dentro de uma piscina, somando mais de 21 milhões de visualizações.

A onda tomou conta também das empresas, que aderiram ao meme e criaram suas próprias versões, como a Pepsi, que ao invés de usar pessoas para fazer a coreografia colocou latas de refrigerante para dançar. A Google e o Facebook também entraram no ritmo.

Até um site pode dançar ao som de Harlem Shake. Depois de colocar o link na página Harlem Shake for Website, os ícones se embalam ao som da música. No Facebook já há alguns eventos convidando as pessoas para baterem recordes com a música. Em Curitiba (PR) a filmagem está programada para 23 de fevereiro e quase 2 mil pessoas já estão confirmadas.

Segundo informações do Youtube, os vídeos da paródia já ultrapassam a marca de 25 milhões de exibições. Será que Gangam Style encontrou um concorrente?

Veja também: Virais empresariais de sucesso nos últimos tempos.

Pin It

Uma resposta para Harlem Shake, a nova febre da internet

  1. Pingback: Harlem Shake também chegou à Magic Web - Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *