Futuro da internet: Antonio Borba fala sobre o que nos espera

internet-revista-dimensao-magic-web-design

O surgimento e a popularização da internet nos últimos anos afetaram e continuarão influenciando a maneira como o ser humano se comunica, se diverte, trabalha e se informa. Esse foi o tema da matéria “Bem-vindo ao futuro”, divulgada na edição 127 da revista Dimensão. Antonio Borba, Diretor Executivo da Magic Web Design, foi uma das pessoas a falar sobre o assunto na publicação.

O primeiro ponto defendido no texto é o de que hoje a internet já está tão presente na vida das pessoas que já se tornou tão necessária quanto a energia elétrica ou a telefonia. Além disso, são apresentados alguns dados que apontam a internet como sendo a principal mídia no Brasil, mostrando que trata-se de um ambiente democrático em que todas as classes sociais estão presentes.

Para especialistas, a web afetou três diferentes gerações: os digitais (nascidos no final dos anos 90 ou após o ano 2000, que apresentam dificuldades em diferenciar o mundo real do virtual), os analógicos (nascidos entre o final dos anos 70 e começo dos 90, que chegaram em um mundo pouco conectado e pobre em tecnologias globalizantes, mas cresceram junto delas e conseguiram se adaptar) e os valvulados (nascidos antes dos anos 70, que não incorporaram a tecnologia em seus hábitos como algo imprescindível).

O aprendizado também foi afetado pela web: se antes íamos atrás de informações, hoje temos apenas o trabalho de selecioná-las. Além disso, a influência da internet no comércio, com as lojas virtuais, cresce cada vez mais e ainda cede espaço para que as empresas consigam ter um contato mais direto com seus consumidores.

A matéria finaliza com Borba falando sobre as tecnologias que espera ver no futuro. Segundo ele, chegará um momento em que estaremos conectados à web naturalmente, sem percebermos, com uma possibilidade de que haja maior interação entre o mundo real e o mundo virtual, através de gestos e comandos de voz. Ele afirma que a sociedade já não pode mais viver sem a internet, uma vez que ela já permeia todos os aspectos da vida moderna, inclusive negócios e transações realizadas por meio da rede.

O especialista em tecnologia ainda adianta que “há uma boa possibilidade de que haja mais interação entre o mundo real/físico e o virtual. Estaremos cada vez mais preparados para digerir as mudanças que tomam conta da sociedade”.

Para ler on-line a matéria na íntegra, clique aqui.

Veja também: Borba falou sobre fragilidade do governo diante dos hackers

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *