Luíza no Canadá e o marketing viral

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Luíza, que já voltou do Canadá, apareceu em tweets de famosos, blogs, sites de notícias e até no Bom Dia Brasil, da Globo. Esse sucesso estrondoso, como todo mundo sabe, foi por conta de um comercial de apartamentos em que seu pai, o colunista social Gerardo Rabello, aparece reunido com toda sua família, “menos a Luíza, que está no Canadá”.

Mas por que uma frase tão simples gerou tanta repercussão? Será que tudo foi planejado ou foi o mero acaso? Hoje, no blog da Magic Web Design, vamos falar sobre a viralização de conteúdo e sobre o sucesso desse vídeo, “bebê”.

Como funciona um viral?

Antigamente, na época em que Mark Zuckerberg e outros gênios de Palo Alto ainda estavam na faculdade, a viralização de um conteúdo dependia apenas dos veículos de comunicação. Funcionava mais ou menos assim: a “informação bruta” era retirada de algum acontecimento na sociedade, “tratada” por um grupo de pessoas e “divulgada” por meio de veículos de comunicação.Luíza e o marketing viral

Agora, tudo mudou! A informação “parte de uma pessoa” – no caso, o pai da Luíza –, é “avaliada positivamente” por um grupo e compartilhada por diversos meios, como as redes sociais. E é assim que o conteúdo passa a ser replicado e replicado, transformando-se em um meme, que no grego significa “imitar”.

Como um conteúdo se torna viral?

O viral, se levarmos em conta a medicina, é uma “doença” caracterizada por um vírus que em um curto espaço de tempo se propaga. Na comunicação, é basicamente a mesma coisa: é um conteúdo que é muito divulgado. Para se tornar viral, ele tem que chamar atenção das pessoas.

Mas como saber o que vai chamar atenção das pessoas?

Pode ocorrer de forma não proposital, como é o caso da Luíza, que já chegou ao Brasil; do “que deselegante”, da Sandra Annenberg; dos “bons drink” da Luisa Marilac e de outros milhares que ocorrem todos os dias.

Para esse tipo de situação ser viralizada, depende muito do contexto social e cultural e também dos “gatekeepers”, expressão que na comunicação significa o “porteiro”. Hoje em dia, os “porteiros” são usuários famosos que influenciam os outros, como o Não Salvo, Jacaré Banguela, Bobagento, Kibe Loco e outros.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Chamando atenção por meio do marketing viral

Na hora de produzir a mensagem, leve em consideração que você “não deve forçar a pessoa a gostar do conteúdo”, pois ela não é como uma criança, que ao receber um doce fica toda feliz.

Pense também em uma maneira de fazer o receptor da mensagem acreditar que o conteúdo que você está passando é de extrema importância e precisa ser compartilhado. Para chegar a esse ponto, é necessário pesquisar o receptor (público) em todos os aspectos.

Existem três tipos de públicos:
O suspect (não é o foco da campanha); o prospect (grupo que pode ser afetado pela campanha) e o target (o público-alvo). É imprescindível levar em consideração os três.

Por último, facilite a divulgação do conteúdo. Coloque o “compatilhar” do Faceboook, o link do Twitter, o +1 do Google Plus e de todas as outras redes sociais.

Viral é mais velho que sua avó

Você conhece contos de fadas, certo? O que você acha que eles são? Pense: foram contados há décadas ou centenas de anos, mas ainda são compartilhados pelas pessoas. Sim, eles são virais como a Luíza, que já chegou do Canadá.

Analisando o viral de Luíza, que voltou do Canadá

A procura pela expressão “Luíza Canadá” subiu às alturas nos últimos sete dias, segundo o Google Insights, principalmente na Paraíba, cidade da estudante, e em São Paulo.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Nas últimas 24 horas 6.280 posts sobre a Luíza foram publicados em blogs.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Foi criado até um evento no Facebook com a intenção de buscá-la no aeroporto. Pena que ela já chegou ao Brasil.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Luíza virou celebridade e já saiu em diversos veículos de comunicação, como a Globo.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Repare na imagem acima que a notícia sobre a idade dela no Jornal hoje rendeu mais de 10 mil tweets e 10 mil “share” no Facebook.

Lenini citou “Luíza, que está no Canadá”, em um show.

 

Luíza ainda está nos trendings topics do Twitter.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

Graças à repercussão ela vendeu três apartamentos.

Luíza e o marketing viral - Magic Web Design

O que já viralizou em 2012, além da Luíza?

Jornalista Evaristo Costa brincando de “mamão” no Jornal Hoje

“Estupro” no BBB 12

Bêbada em Curitiba

 

Veja também: Por que a Banda Mais Bonita da Cidade faz tanto sucesso na internet?

Pin It

5 Respostas para Luíza no Canadá e o marketing viral

  1. Pingback: Kony 2012: conheça Joseph Kony - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Panicat Babi Rossi fica careca ao vivo no Pânico na Band - Magic Blog

  3. Pingback: Comerciais virais de 2012 - Magic Blog

  4. Pingback: Gangnam Style: entenda o viral - Magic BlogMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *