Para a sua carreira: viajar é preciso!

Viajar é preciso (para a sua carreira)

Viajar é a forma mais intensa de realizar trocas culturais. Enquanto você passeia por outros países, incorpora hábitos de outras pessoas, adquire conhecimentos com as conversas, redescobre uma receita tradicional e até mesmo aprende um novo idioma.

Quando o desbravador volta pra casa, traz consigo um passaporte carimbado e uma nova forma de ver o mundo. Uma viagem, mesmo que de curta duração, é capaz de transformar o seu cotidiano e, inclusive, sua carreira. Como? Confira abaixo os principais benefícios proporcionados para a sua profissão quando você deixa o conforto do sofá.

Abrir portas que você não esperava

Segundo o portal Mashable, ao deixar a sua zona de conforto é possível aperfeiçoar criatividade e consciência, e sugerir ideias que você provavelmente não consideraria válidas se estivesse na mesma rotina, todos os dias da semana.

Um exemplo de profissional que se tornou mais feliz (e bem-sucedido) através de viagens foi Scott Harrison. Após cansar da sua carreira, decidiu pagar para trabalhar em uma missão médica na África. O resultado foi a fundação da “Charity: Water” – uma organização bastante conhecida que oferece água pura para diversas nações ao redor do planeta.

Se possível, faça um intercâmbio

Viver em outro país por alguns meses deve ser considerado se você dispõe de tempo e pode investir. As experiências com duração mais longa proporcionam ainda mais vantagens, conforme explicou a consultora Mirian Mota ao portal Guia da carreira.

“A experiência pode acarretar o desenvolvimento de competências técnicas e de comportamento exigidos no perfil de um profissional para a contratação como: a aptidão para solucionar questões e problemas rapidamente, aptidão para decidir e tomar decisões, o espírito do conhecimento empreendedor e de liderança. A flexibilidade e agilidade para se adaptar, usar da criatividade e inovação no desenvolvimento da própria empresa e de novos produtos”, contou.

Mapa e passaporte

Para facilitar a organização desse projeto, hoje existem diversas empresas especializadas em intercâmbio de adultos. Mas, lembre-se de procurar referências com outras pessoas que já utilizaram a agência.

Olá, hello, hej, здравствуйте

O Grupo Catho realizou uma pesquisa para compreender a influência dos idiomas na carreira profissional. A língua predominante é o inglês. Entre os presidentes e diretores, 84% eram fluentes no idioma e 66% dos gerentes também tinham proficiência na língua, bem como 56% dos coordenadores.

A imersão em uma cultura diferente é uma técnica infalível para quem deseja aprender uma nova língua ou se tornar fluente no idioma que já conhece. Apesar das aulas tradicionais serem importantes, ao viajar para outro país você se força a exercitar o idioma, por exemplo para pedir informações e se orientar do metrô até o hotel.

Fuja do óbvio

Que tal fugir das cidades tradicionais? Singapura, Nova Deli e Dubai podem trazer ricas experiências, especialmente porque sua cultura é diferente da do Brasil em vários aspectos, como gastronomia, leis e tradições.

Conforme o Mashable explica, essa vivência em locais inusitados permite que você aprenda a aceitar e apreciar culturas diferentes, o que dá uma guinada em sua carreira e o torna mais empático: “A imersão em outra cultura permite criar consciência e entender pessoas que são totalmente diferentes de você”.

E você, já viajou para outros países? Conte pra gente como isso influenciou a sua trajetória profissional.

Leia também: Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Para a sua carreira: viajar é preciso!

  1. Pingback: Bê-á-bá do empreendedorismo: como começar? - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *