Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

O termo é autoexplicativo, “marketing de conteúdo” se refere a uma estratégia essencial de marketing, na qual o foco é a criação e o compartilhamento de conteúdo exclusivo e relevante para conquistar o público-alvo, atraindo potenciais clientes e fidelizando antigos, tornando a sua empresa referência em determinado assunto.

De acordo com a pesquisa State of Marketing, desenvolvida pela Salesforce, 77% dos profissionais entrevistados concordam que o marketing de conteúdo é essencial para o bom desenvolvimento de uma companhia.

Como aplicar o marketing de conteúdo no meu planejamento?

Antes de tudo, é importante entender que a base desta vertente é manter um relacionamento e agradar ao seu consumidor e, é claro, interagir da melhor forma com o usuário. Este relacionamento deve ser feito através de um conteúdo exclusivo e aprofundado, que transforma a sua empresa em fonte confiável de informação.

Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

A pesquisa ainda mostra que quem se destaca são as equipes de alto desempenho, que trabalham de maneira eficiente e criam o seu conteúdo pelo menos duas ou três vezes por semana.

Dados sobre marketing de conteúdo

Uma das maneiras de realizar esse trabalho é através de um blog institucional. Embora esta plataforma se preste para conteúdos diversificados e frequentemente pessoais, é importante esclarecer que blogs podem sim ser comerciais, desde que produzidos e alimentados com conteúdo de qualidade, baseado no seu público-alvo e projetando os futuros processos de compra e venda.

Links patrocinados e redes sociais podem ser fortes aliados, se desenvolvidos de maneira séria e profissional, são ferramentas que conseguem facilmente guiar os internautas até a página do seu negócio.

Conteúdo próprio e as boas posições no Google

Diariamente, mais de três bilhões de buscas são feitas no Google. O buscador utiliza vários critérios para determinar se uma URL é ou não relevante a ponto de estar na primeira página de resultados. E um bom trabalho de SEO deve saber quais são estes parâmetros, levando em consideração que os motores de busca prezam sempre por exibir o melhor para o usuário, oferecendo soluções para os problemas que originaram a pesquisa.

Por onde começar?

O Content Marketing Institute, pioneiro em estudos e publicações sobre o marketing de conteúdo, afirma que as empresas só conseguirão administrar uma ação rentável do cliente quando o seu conteúdo for tão bem divulgado a ponto de reter um público bem definido para o seu negócio.

Ou seja, assim como qualquer outra campanha de marketing, é fundamental que exista um planejamento estratégico por trás de toda ideia, e que você conheça o público que deseja atingir.

Não basta saber escrever, é importante entender a maneira mais adequada de divulgar tais informações, a melhor linguagem, canal e horários, por exemplo.

Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

Lembre-se que a produção e a publicação, além de bem fundamentadas, devem ser constantes e realizadas por profissionais qualificados, que assumam o desafio de criar um conteúdo exclusivo, assim como o que a equipe da Magic Web Design desenvolve.

Com 20 anos de experiência, somos uma agência de comunicação integrada que trabalha para desenvolver a estratégia mais adequada para o seu negócio, garantindo destaque e evolução para sua empresa no meio online.

Um dos exemplos de sucesso é o blog da nossa cliente Branco Motores, empresa do grupo Briggs & Stratton, referência em soluções para equipamentos dos setores agrícola, de construção civil e industrial. A página é focada principalmente na assistência técnica, oferecendo informações relevantes sobre manutenção e conservação de geradores, motobombas e demais produtos da marca.

Blog Branco Motores

Um dos destaques da página são os filtros, desenvolvidos para agilizar a busca pelo assunto desejado e diminuir os cliques. O usuário pode escolher pela marca desejada e aplicação, por exemplo, construção civil.

Blog Branco Motores

Todo este conteúdo é abordado de forma integrada pela Magic Web Design nas demais mídias sociais, com ênfase para a página no Facebook da Branco Motores. Na fan page, as chamadas de blog e conteúdos que complementam estes textos são publicados semanalmente.

Facebook Branco Motores

Gostou desta estratégia? Entre em contato para conversamos mais sobre o assunto.

Leia também: Investimento em marketing digital é o maior dos últimos anos

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *