Novas Mídias: Comprometa-se ou morra!

Mais do que um slogan provocativo, a frase Engage or Die foi criada em 2007 pelo norte-americano Brian Solis, uma das autoridades mais renomadas do mundo em Relações Públicas 2.0.

Autor do livro Engage, Solis alerta que, no contexto da revolução social nos negócios, a marca que não se engajar nas novas mídias está condenada, não a morrer, mas sim a se perder no mercado. Segundo ele, as redes sociais mudaram para sempre a forma como as empresas se comunicam com os clientes, bem como a maneira como esses clientes afetam as decisões dentro da organização.

Em um mundo em que é muito mais fácil reclamar de produtos e serviços pelo Twitter do que pelo SAC, nenhuma empresa pode ignorar a revolução das mídias sociais. Elas aproximam as pessoas, que juntas compartilham interesses, desafios e crenças. Essa é uma incrível oportunidade de negócios e network.

Para Solis, as empresas que desejam interagir com o consumidor devem concentrar esforços e recursos em redes sociais de relevância, ou seja, aquelas em que realmente sua presença trará contribuição para a comunidade. Além disso, a relação entre a marca e o consumidor deve ser contínua, o que significa que ações pontuais de mídia não são suficientes para o engajamento das empresas.

Mas conquistar o consumidor não é tarefa fácil, reconhece Brian Solis. Por isso, antes de planejar uma comunicação mais próxima, é preciso identificar qual a “cara” da empresa, como ela e sua marca são vistas na Web. Outro desafio é a criação de conteúdo de relevância. Estima-se que 70% das pessoas que estão em redes sociais querem ouvir, por isso “é preciso criar conteúdo que seja relevante para essa audiência; nesse aspecto, toda empresa hoje é também uma empresa de mídia”, afirmou Solis na 2ª edição do Digital Age 2.0, que aconteceu em São Paulo, em agosto de 2010.

Pin It

2 Respostas para Novas Mídias: Comprometa-se ou morra!

  1. Pingback: Tire todas as suas dúvidas sobre e-mail marketing | Magic Blog

  2. Pingback: S-Commerce, o futuro das Redes Sociais? - Magic Web Design - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *