Quem é a Geração Z?

O que é a Geração Z? - Magic Web Design

Por incrível que pareça, hoje, muitos jovens associam Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake à geração dos pais. Inclusive, a maioria sequer viu Ronaldinho Gaúcho e Zidane em campo, ou até mesmo não têm a lembrança de assistir ao filme “Procurando Nemo” nos cinemas. Essas pessoas – que fazem parte da chamada “Geração Z“, de até 24 anos – já representam 30% da população, número que tende a crescer.

O que é a Geração Z?

Desde já, a Gen Z, como também é conhecida, mostra-se uma consumidora e, principalmente, criadora de cultura e conteúdo. Essas pessoas estão consolidando suas vidas com personalidades fortes, destacando uma preocupação, por exemplo, com o meio ambiente e estreitando laços com as marcas associadas a esse mesmo tipo de interesse.

As preocupações da Geração Z

  • Futuro: cada vez mais, jovens apegam-se às preocupações quanto ao amanhã e isso é marcante na Gen Z – uma grande diferença, inclusive, para a geração anterior, que apresenta um caráter mais imediatista. Por terem crescido em meio a uma crise econômica global, temem a probabilidade de não garantir um emprego ou propósito na vida. Isso foi determinante para a transformação do mercado que, hoje, possui um número alto de jovens empreendedores. Com esse contexto, uma pesquisa feita pelo Google em 2019 revelou que os maiores medos de 54% dos jovens entrevistados giram em torno da solidão, de não ter metas e de não constituir uma família.
  • Família: aprofundando a questão familiar, o YouTube ganhou bastante relevância. Para os jovens da Geração Z, a plataforma audiovisual funciona como um guia para a vida. Muitos digital influencers já publicaram vídeos dando conselhos sobre assuntos relacionados. Somando milhões de seguidores, eles acabam se tornando referência para os jovens, que se espelham nos youtubers.
  • Diversão: com as novidades tecnológicas que surgem diariamente, o consumo de entretenimento da Gen Z mostra-se outra questão peculiar, com protagonismo da música, de games e do smartphone. Este último tem ainda mais importância porque reúne todos os outros interesses, e é através dele que os jovens produzem e difundem conteúdo: o celular é o que liga a Gen Z ao mundo. Estima-se que esta seja a única esfera na qual esses jovens apresentam uma fidelidade às marcas do mercado. Porém, essa fidelidade é efêmera: se uma empresa falha em prestar serviços, é rapidamente substituída.

O que é a Geração Z? - Magic Web Design

Diversão a fundo

Uma característica inata das pessoas desta nova geração é a capacidade de gerir ecossistemas dentro de seus interesses. Um vídeo da Beyoncé, por exemplo, alcança muito mais gente do que apenas as pessoas que assistiram ao seu clipe original. Além de já ser pauta semanas antes na imprensa e também em blogs e vlogs, o trabalho da cantora é disseminado quando surgem outros vídeos com reações, coreografia de fãs, comentários variados, paródias, covers e muitos outros tipos de conteúdo. Ou seja, uma teia é criada a partir de um único produto audiovisual, interligando inúmeros subtemas dentro do inicial: um simples videoclipe de uma diva pop que faz sucesso entre os
Gen Z.

É importante lembrar que esses ecossistemas não se limitam à música. Afinal, games e tecnologia, entre outros são assuntos, também rendem inúmeros ecossistemas, cada vez mais alimentados e fomentados pela própria geração.

Marketing Digital e Gen Z

Mais do que nunca, a comunicação online feita pelas empresas precisa de estratégias e táticas para atingir da melhor maneira essa nova geração – que é extremamente exigente. O bom uso do Marketing Digital, uma das especialidades da Magic Web Design, é o segredo para o sucesso empresarial na década em que a tecnologia e a informação circulam à velocidade da luz. Por isso, estamos a sua disposição! Para receber uma proposta e conhecer nosso trabalho, entre em contato.

Infográfico: o que é a Geração Z? - Magic Web Design

 

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *