Como usar as hashtags sem parecer chato

hashtag

#Quando #você #lê #um #texto #cheio #de #hashtags #você #pausa #a #leitura #a #cada #símbolo?

Muitas vezes, deparamo-nos com frases cheias de hashtags nas mídias sociais, publicações com tantas marcações que ficamos perdidos e mal conseguimos identificar do que realmente se trata o texto. Mas, afinal, o que são as hashtags?

Ao contrário do que muitos imaginam, elas não nasceram junto com o Twitter, a marcação foi sugerida por um de seus criadores alguns anos depois. A intenção foi facilitar a conversa entre os internautas, os quais poderiam, a partir daquele momento, marcar as conversas com temas específicos, usando o símbolo como uma categoria, como se estivessem navegando por um blog ou site. A ideia deu tão certo que o símbolo alastrou-se pelas redes sociais, e até mesmo o Facebook, o qual resistiu por muitos anos, acabou acatando o uso.

Mas quando devemos ou podemos utilizá-las? Alguns usuários pensam que incluir milhares de hashtags é legal #SQN (só que não)! O uso exagerado das marcações não contribui com o debate na Internet. Por esse motivo, as tags devem ser usadas com prudência. Confira alguns exemplos do que fazer e do que evitar na redes:

  • #Nãojuntarmuitaspalavrasnamesmahashtag

Uma ou duas palavras é aceitável, mas usar frases como tags, além de dificultar a leitura, não “agrega valor” à publicação. No momento de escolher a marcação, use as mesmas que estão sendo utilizadas na conversa da qual você deseja participar, assim as plataformas sociais incluirão você nas listas corretas.

#Não #Marque #Cada #Palavra

Você pode marcar as palavras de maior relevância no meio do texto, mas não é preciso usar o # em todas. Marque apenas as palavras que reflitam o debate, a pessoa ou a marca a que você se refere.

  • Não use muitas hashtags apenas para fazer número

Não há um limite para o uso, mas, neste caso, vale o bom senso. Marque apenas aquelas que estão diretamente relacionadas ao assunto. Além de enviar sua publicação para diferentes listas, dificultando a conversa com outros internautas, você pode se tornar o “chato das hashtags”.

Esse assunto é tão polêmico que, no ano passado, Justin Timberlake e Jimmy Fallon gravaram um vídeo para o programa de televisão Saturday Night Live, ironizando exatamente o uso abusivo das hashtags – com direito ao uso do # feito com as mãos, é claro! Assista ao vídeo completo:

  • #UsoDeMaiúsculas

Se for usar uma ou duas palavras, utilize as letras maiúsculas no início de cada uma delas para facilitar a leitura. Por exemplo: #CampusParty ou #VoltaBoninho – um dos trends da semana.

  • Como dar visibilidade à minha marca?

Para entrar no debate com os usuários, as marcas podem utilizar tags de eventos ou fatos de grande repercussão. Claro que serão utilizadas apenas por um tempo, mas que mal há em surfar nessa onda? Apenas lembre-se de fazer publicações que tenham relevância ou sejam relacionadas ao tema.

Um bom exemplo são as ações do biscoito Oreo, que utilizam os nomes dos grandes eventos para ganhar visibilidade na rede. E não há preconceito: pode ser no Fashion Week ou no Super Bowl, um dos maiores eventos esportivos dos Estados Unidos.

campanha-oreo

Criar hashtags para campanhas ou novos produtos também são um ótimo jeito de entrar em conversas nas mídias sociais. Porém, é fundamental estudar o mercado e o público-alvo antes de sair incluindo as tags em suas mídias sociais. Para isso, você pode contar com a Magic Web Design! Temos todas as ferramentas necessárias e uma equipe preparada para ajudá-lo a alcançar seu público de forma criativa e eficaz.

Leia também: Histórias patrocinadas serão removidas do feed de notícias

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Como usar as hashtags sem parecer chato

  1. Pingback: Os perfis mais comuns vistos no Instagram - Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *