Top of Mind – você se lembra da minha empresa?

Top of Mind – você se lembra da minha empresa? - Magic Web Design
Entre os dias 2 e 5 de agosto, 189 pesquisadores do Instituto de Pesquisa Datafolha saíram pelas ruas do Brasil atrás da resposta para a seguinte pergunta: qual é a marca mais lembrada do Brasil? O resultado dessa busca, que acontece desde 1991, é conhecido como Top of Mind.

O Top of Mind 2011 foi dividido em duas amostras distintas: a primeira composta de 2.603 entrevistas (A) e a segunda de 2.606 (B), totalizando 5.209 entrevistas. Com base nas respostas, os pesquisadores mediram o “awareness” – o quanto determinada marca é lembrada.

As marcas mais lembradas

As marcas mais lembradas deste ano no Top of Mind, constituído por 40 categorias (maionese, refrigerante e banco, por exemplo) e 5 categorias especiais (top of top, top performance, top meio ambiente, top feminino e top masculino), foram Coca-Cola e OMO.

As duas empresas, segundo o instituto Data Folha, são marcas Top of Mind desde o início do levantamento. Mas hoje, diferentemente da década de 90, quando a Coca-cola era famosa pelo seu comercial natalino com um urso, a atuação das empresas não se restringe apenas ao off-line.

Por que ser lembrado virtualmente?

Ser lembrado virtualmente faz parte das estratégias das empresas. As redes sociais, como Twitter, Facebook e Linkedin, já são vistas pelos empresários como parte das estratégias de negócios.

Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 69% das 2.100 companhias entrevistadas reconhecem o uso das redes sociais como essencial para business; 46% acham que elas são importantes para o início de uma campanha de marketing; e 42% disseram que Twitter, Facebook e outras redes são o futuro.

O resultado dessa pesquisa não poderia ser diferente, já que o número de usuários do Facebook, por exemplo, chega a 400 milhões – só em território nacional há 40 milhões. De acordo com pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), até 2014 100% dos internautas brasileiros terão perfil em alguma rede social.

Como a empresa pode ser lembrada?

A Coca-cola tem presença constante nas redes sociais. Na fanpage da marca, que tem 35.188.694 fãs, sempre há uma campanha que incentiva a participação dos usuários.  Uma delas é o “Happiness Truck”. Nessa ação, o usuário tem que “apertar o botão e descobrir uma das 125 razões para acreditar que os bons são maioria”.

Quando ele faz isso, frases como “não há medicina que cure o que a felicidade não cura” são mostradas e o usuário pode compartilhá-las em seu mural.

Happiness Truck

A Magic Web Design, empresa que entende a importância de transformar uma marca em Top of Mind, promove ações em redes sociais para seus clientes. Para o FULLPOWER ENERGY, energético muito consumido em pistas de corrida, a empresa lançou o Concurso Cultural Garota FULLPOWER ENERGY.

A iniciativa, que visa buscar uma garota para representar a marca, está movimentando as redes sociais do cliente. Em menos de três dias, o número de “likes” da fanpage dobrou.

Esse tipo de campanha, além de gerar resultados quantitativos – número de “likes” –, faz com que a marca fique conhecida pelos consumidores. Conheça o Concurso Cultural Garota FULLPOWER ENERGY!

De acordo com a Deloitte, empresa de auditoria e consultoria tributária, US$ 5 bilhões serão investidos em publicidade nas redes sociais neste ano. E você, empresário, quando vai entrar no jogo?

Veja também: Quer ganhar um iPad? Então dê um “parabéns” criativo para a Magic e concorra!

Pin It

Uma resposta para Top of Mind – você se lembra da minha empresa?

  1. Pingback: Antonio Borba apresenta palestra na 31ª Mercosuper - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *