15 erros que você não quer cometer no seu blog

15-erros-blog

Escrever um bom post para um blog vai além de redigir um bom texto; é claro que falar sobre um assunto relevante e saber organizar as informações de forma coerente e atrativa é básico e fundamental, mas o trabalho de quem quer ver um blog se destacar precisa ir além. Os fatores a serem levados em consideração são muitos, e dedicar um tempo considerável se certificando de que tudo está em ordem é o que faz a diferença entre atingir o resultado esperado ou simplesmente cair no mar de publicações medíocres que existem na web. Confira a seguir 15 erros comuns que podem acabar com a relevância de um post – e, consequentemente, de um blog:

1. Redação fraca, complexa demais ou com tom errado: o maior e mais básico erro é também o mais óbvio. Pense em quem é o seu leitor e faça algo atraente para ele. O texto precisa ser interessante, de fácil entendimento e apresentar uma linguagem condizente com o assunto e o público.

2. Título fraco: o título deve instigar a curiosidade dos leitores em potencial, e gastar algum tempo pensando nele é fundamental.

3. Introdução entediante: a introdução é o momento no qual deve-se fisgar a atenção do leitor. Sobre o que o post irá falar? Por que ele deve continuar lendo? Comece o texto com um parágrafo atraente ou o restante do post será ignorado.

4. Nenhuma revisão: textos com erros gramaticais (grafia, regência e concordância), de digitação e espaçamento, formatação errada e links quebrados afastam leitores e acabam com a reputação de um blog.

erros-revisao

5. Texto muito curto ou muito longo: escrever menos de 200 palavras ou mais de 2 mil é (quase sempre) um erro. Não seja superficial nem faça o leitor perder muito tempo. Não existem regras exatas para isso, mas tenha bom senso.

6. Post sem foco ou com muitos focos: nunca escreva por escrever. Escolha um assunto para tratar no seu post (apenas um), desenvolva-o muito bem e tome cuidado para não divagar.

7. Assunto chato, irrelevante, saturado ou ultrapassado: coloque-se no lugar do leitor e pense se o assunto que você pretende abordar será interessante para ele.

8. Ausência de imagens e vídeos: textos que não são ilustrados de alguma forma são muito menos atraentes. Sempre que puder, insira fotos, ilustrações e/ou vídeos.

9. Assuntos sem qualquer relação: para conseguir uma audiência fiel e virar referência é preciso fazer posts sobre assuntos relacionados e bem definidos. Se um leitor só se interessa por uma parte daquilo que você posta, provavelmente não vai se dar ao trabalho de acessar o blog constantemente ou divulgá-lo.

10. Vendas no post: usar um post como propaganda, além de ser ineficiente do ponto de vista publicitário, pode acabar gerando rejeição para o blog e até mesmo para o produto ou serviço. Tratar de um assunto relacionado e no fim do post colocar uma chamada “call to action”, por outro lado, é válido.

11. Ausência de pesquisa de keywords: ajude buscadores orgânicos a encontrar seu post. Pesquise uma boa palavra-chave relacionada ao assunto (as ferramentas do Google podem ser muito úteis para isso) e utilize-a no post diversas vezes. Essa é a mais fundamental das regras de SEO.

erros-palavras-chave

12. Ausência de links internos e externos: links internos mantêm o leitor consumindo informação do seu blog por mais tempo, e os externos, quando relevantes e confiáveis, agregam valor à publicação. Além disso, usar links ajuda a otimizar o post para motores de busca.

13. Plágio: gostou de um post de outra fonte e acha que ficaria legal em seu blog? Escreva sobre o assunto com suas próprias palavras ou, se preferir copiar, consiga uma autorização do autor e indique a fonte do texto original.

14. Poucas postagens: é necessário publicar um novo post pelo menos uma vez por semana para ser relevante.

15. Nenhuma identificação com o tema abordado: por último, mas não menos importante, tentar escrever sobre algo que não lhe interessa, além de chato, é muito mais difícil. E as chances de cometer muitos dos erros aqui listados aumentam – e muito.

A Magic Web Design conta com uma equipe especializada para oferecer o serviço de gerenciamento completo de mídias sociais, incluindo criação e administração de blogs, com desenvolvimento de conteúdo relevante e atualização constante. Para saber mais preencha nosso formulário de contato e solicite um orçamento.

Veja também: Por que sua empresa deve investir em um blog?

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para 15 erros que você não quer cometer no seu blog

  1. Pingback: Quem realmente gerencia as redes sociais das celebridades? - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *