Classificados de empregos no Facebook

Desde o grande “boom” do Facebook em 2011, a rede passou a estar presente na vida de muitas pessoas. Ficar o dia inteiro conectado, trocar mensagens com os amigos, divertir-se com os jogos e até engajar-se em alguma causa tornaram-se hábitos. Agora a rede de Mark Zuckerberg dá mais um passo: na quarta-feira (14), lançou um aplicativo para ajudar os usuários a encontrarem emprego.

O aplicativo dos “classificados” é o The Social Jobs Partnership, uma espécie de agregador dos anúncios de Monster.com, Work4Labs, BranchOut e da Associação DirectEmployers. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Faculdade e Empregadores, mais de 50% dos empregadores já utilizam o Facebook para saber mais sobre os concorrentes às vagas disponíveis em suas empresas, verificando mensagens, fotos e vídeos atrás de informações como personalidade, comportamento no emprego anterior, entre outras. Apenas dez dias depois do lançamento, o app já conta com mais de 1,9 milhão de oportunidades de trabalho.

Para Ezra Gottheil, analista da Technology Business Research, esse aplicativo é um serviço público que coloca um banco de empregos na rede social, mas não é o suficiente para derrubar o LinkedIn na área de contratações profissionais e rede corporativa. “O LinkedIn é todo sobre empregos. Esse é o lugar no qual as pessoas olham primeiro e é onde postam informações quase que inteiramente relacionadas com o trabalho. O FB tem um longo caminho a percorrer antes que comece a colidir com esse espaço”, afirma Gottheil.

O The Social Jobs Partnership funciona como a maioria dos sites de emprego: filtra o trabalho que você procura por palavras-chave, categorias, subcategorias e localização. Depois é só clicar em “Pesquisar empregos” e a rede já mostra todas as vagas disponíveis que se encaixam na sua busca. Quando clica-se no nome da vaga, um página com as especificidades dela é aberta, com uma opção para solicitar mais informações ao recrutador, além dos já conhecidos botões “Curtir” e “Enviar”, para mandar a oportunidade para aquele conhecido que está atrás de um emprego e se encaixa na vaga.

O app é parte de uma iniciativa formada no fim do ano passado em conjunto com o Departamento de Trabalho dos EUA, organizações trabalhistas e Facebook.

Em entrevista para o CNT Jornal em novembro deste ano, Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design e especialista em web, disse que as mídias sociais facilitam a divulgação de vagas, pois os candidatos podem compartilhar a informação com os seus contatos, expandindo o alcance da informação.

Veja também: Pesquisa aponta que o Brasil é o país que mais cresce no Facebook.

Pin It

2 Respostas para Classificados de empregos no Facebook

  1. Pingback: Facebook em integração com máquinas da Cielo - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: Suas curtidas no Facebook dizem muito sobre você | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *