E-commerce no Brasil cresce 29% e fatura mais de R$ 24 bilhões em 2012

e-commerce-cresce-no-brasil

O Brasil vivencia um cenário bastante promissor no que diz respeito à presença on-line, não somente por ser um dos países com o maior tempo de uso da internet no mundo, mas também por aproveitar o ambiente como local para investimentos. Entre as tantas possibilidades existentes, o e-commerce passou a fazer parte do comportamento dos internautas.

Em comparação com 2011, as vendas via internet tiveram alta de 29%, totalizando mais de 24 bilhões de reais. No mundo todo, o setor de e-commerce alcançou a inédita marca de 1 trilhão de dólares, com os Estados Unidos na liderança do ranking. Hoje, o Brasil ocupa a sétima posição, com participação de 3% no movimento mundial de vendas na internet, mas nas projeções da T Index, da consultoria italiana Translated, até 2016 o País deve ocupar o quarto lugar no ranking mundial de comércio eletrônico.

Normalmente nas lojas físicas as facilidades para realizar compras e os preços são menores, chamam atenção e atraem cada vez mais novos consumidores. Segundo dados da ABComm, 9 milhões de brasileiros realizaram sua primeira compra on-line em 2012, com maior procura por vestuário, acessórios, cosméticos e eletrodomésticos.

No entanto, além de um meio para comprar, a internet também é um espaço para expor os problemas enfrentados pelos consumidores, com um aumento no número de reclamações. Entre as 20 empresas mais reclamadas no site ReclameAqui, sete delas são de e-commerce, com Ricardo Eletro e Lojas Americanas entre as mais citadas.

Com maior acesso à tecnologia, a desconfiança, que antes era um dos fatores primordiais para quem tinha internet, hoje já não pesa tanto assim, pois com a popularização do meio houve uma nova conscientização nas compras on-line. O consumidor passou a ser mais cuidadoso na hora do fechamento do negócio. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado ao divulgar informações pessoais. Procure sites confiáveis e verifique a reputação dos vendedores antes de negociar pela internet.

Veja também: Facebook lança cartão para presentes.

Pin It

5 Respostas para E-commerce no Brasil cresce 29% e fatura mais de R$ 24 bilhões em 2012

  1. Pingback: Good housekeeping, a revista em defesa do consumidor | Magic Blog

  2. Pingback: American Airlines retira voos da Decolar.com | Magic Blog

  3. Pingback: E-commerce: tecnologia a favor do comércio | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *