Falta de segurança no Facebook – A culpa é sua!

Falta de segurança no Facebook – A culpa é sua!

Nem só de elogios vive a maior rede social do planeta. Com mais de 500 milhões de usuários, o Facebook vem sofrendo severas críticas, principalmente pelas falhas em seu sistema de segurança.

De fato, a empresa do jovem Mark Zuckerberg ainda não conseguiu evitar os inúmeros golpes que se viralizam todos os dias. No início deste mês, por exemplo, até o FBI entrou em ação, alertando os usuários da rede sobre a existência de links maliciosos, como o que se espalhou prometendo mostrar as fotos do corpo de Osama Bin Laden.

Mas, em meio a severas críticas, há especialistas que retiram do Facebook a culpa. Há poucos dias, por exemplo, Lance Ulanoff publicou o artigo ‘Facebook Security: You’re the Problem‘, que trata sobre a defesa na rede. O colunista da PC Magazine coloca no usuário a responsabilidade por essa falta de segurança.

Dos cerca de meio bilhão de usuários, muitos milhões passam várias horas do dia interagindo. Trata-se de uma comunicação fascinante, que possibilita em um único lugar publicar fotos, vídeos e textos, curtir amigos e notícias, ter conversas instantâneas, jogar games e muito mais.

É o cenário perfeito para os Spamwares, que tratam-se de programas automáticos que recolhem informações sobre o usuário e sobre os seus costumes na internet, e as transmite para uma entidade externa, sem o conhecimento nem consentimento de quem clicou onde não devia.

Para Lance, a culpa está justamente nessa proliferação de usuários que, em grande parte, ignoram os perigos da internet. Por isso, mesmo com os softwares de seguranças, a melhor defesa está em nós mesmos. Essa é a principal forma de protegermos a nós e à nossa família dos riscos da nova engenharia social.

Leia também: Redes Sociais podem marcar o início de uma nova era

Pin It

7 Respostas para Falta de segurança no Facebook – A culpa é sua!

  1. Pingback: Pesquisa aponta que o Brasil é o país que mais cresce no Facebook | Magic Blog

  2. Pingback: Os aplicativos de Facebook que podem mudar a sua vida | Magic Blog

  3. Pingback: Facebook tem a pior posição no ranking de satisfação das redes sociais | Magic Blog

  4. Pingback: Seu Facebook agora pode ter o botão “Dislike” | Magic Blog

  5. Pingback: Google lança o Google+ para enfrentar o Facebook - Magic Web Design | Magic Blog

  6. Pingback: Ataques internos estão tirando o sono das empresas - Magic Blog | Magic Blog

  7. Pingback: Dicas para melhorar o feed de notícias no Facebook - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *