Gerente de Conta Inativa: conheça o novo serviço do Google

gerente-de-conta-inativa-conheca-o-novo-servico-do-google

Muitas pessoas não gostam de pensar ou falar sobre a morte, apesar de essa ser a única certeza da vida. Porém, é preciso pensar e planejar. Algumas pessoas preparam um testamento com o objetivo de dividir os bens materiais adquiridos durante a vida, entretanto, muitas não consideram a vida digital. Pensando nesse quesito, o Google abordou o tema “vida após a morte digital” e lançou um novo serviço, o Google Account Manager, em português Gerente de Conta inativa, que permitirá aos usuários decidam como querem que suas contas sejam manipuladas depois que morrerem.

Esse serviço vai permitir que o usuário delimite o que o Google deverá fazer com mensagens no Gmail e os demais serviços oferecidos. Uma das informações que pode ser preenchida é a definição de um período de tempo limite de inatividade da conta, após o qual o Google poderá apagar os dados ou categorizá-los como inativos.

Outra opção é designar até dez contatos confiáveis que receberão todos os arquivos de alguns ou de todos os serviços do Google, entre eles Gmail, Perfis Google+, álbuns do Picasa, Google, YouTube, Blogger e outros.

É claro que em muitos casos a pessoa pode apenas ter deixado de acessar algumas das redes em função de vários contratempos, e para assegurar que os dados não sejam excluídos ou repassados para terceiros sem necessidade, o gigante das buscas irá alertar os usuários através de texto ou e-mail com um mês de antecedência à realização do serviço, dando a oportunidade de o usuário se manifestar e impedir o cancelamento das assinaturas.

Esse serviço pode parecer estranho ou ser encarado como piada por algumas pessoas, porém, para o Google, é uma funcionalidade que pode assegurar a privacidade e a segurança dos usuários.

No início de 2012 o assunto já tinha sido abordado e discutido por Antonio Borba, diretor executivo da Magic Web Design em uma entrevista para o Bem Paraná, que gerou a matéria “Sites oferecem testamentos online“.

O que você acha desse novo serviço, pretende assiná-lo?

Veja também: O submundo da web.

Pin It

3 Respostas para Gerente de Conta Inativa: conheça o novo serviço do Google

  1. Pingback: Brasil é campeão em solicitações de remoção de conteúdo do Google | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *