Hologramas vão fazer ainda mais parte da sua vida

Hologramas vão fazer parte ainda mais da sua vida

Em abril deste ano as pessoas presentes no Festival Coachella, na Califórnia (Estados Unidos), foram surpreendidas pela presença de ninguém menos do que o rapper Tupac Shakur – falecido há mais de 15 anos. Como foi possível? Holografia. O que na mente de muitos ainda parecia uma ficção distante, como em Guerra nas Estrelas e outros filmes do gênero, agora se mostra parte do presente. E isso é apenas a ponta do iceberg.

Holografia, em palavras simples, é uma maneira de fazer um registro em três dimensões de uma imagem, usando luz. É uma espécie de “evolução natural” da fotografia e o conceito não é novo. Foi pensado em 1948 por Dennis Gabor, vencedor do Prêmio Nobel de Física em 1971. A execução, por outro lado, só seria possível nos anos 60, após a invenção do laser.

Holografia

Atualmente, as principais aplicações dos hologramas estão nos selos holográficos (como os dos cartões de créditos ou da nota de 20 reais, usados para evitar falsificações), no armazenamento de dados (permite armazenar uma alta densidade de informações em cristais ou fotopolímeros) e na medicina (na técnica chamada interferometria holográfica).

Mas, com avanços incríveis nos estudos dos hologramas, eles estão evoluindo cada vez mais e, ao que tudo indica, essa tecnologia tem tudo para estar cada vez mais presente em nossas vidas nos próximos anos.

E se os hologramas substituírem as televisões 3D, dispensando o uso de óculos especiais? É o que estão buscando os pesquisadores da Universidade do Arizona. Eles já conseguiram criar displays em três dimensões capazes de serem atualizados com memória. Ou seja: hologramas em diversos quadros, deixando de ser estáticos e tendo movimento.

Holografia

É o primeiro passo para as produções cinematográficas e para a TV, mas o problema hoje é a atualização. Televisões com hologramas ainda parecem devagar demais e isso é um ponto que precisa ser melhorado. De qualquer forma, os planos são para que entre 5 e 10 anos as televisões holográficas cheguem ao mercado. E alguns protótipos de outros pesquisadores ainda prometem “imagens em 3D reais”, que possam ser vistas de absolutamente qualquer ângulo.

E as outras ideias para o futuro são ainda mais surreais. Imagine que, um dia, para usar seu celular tudo que você precisará fazer será abrir sua mão e esperar que o menu do aparelho se abra no ar, na forma de um holograma interativo. Muitos apostam que o celular do futuro será assim. Quer as direções para chegar a algum lugar? O GPS holográfico apontará com uma seta no ar a direção que você deve seguir. E ainda há as aplicações na computação, nos videogames, no teatro, na decoração, etc. As possibilidades são infinitas.

A Rede Magic conta com uma empresa que trabalha com holografia e produz selos holográficos 2D e 3D e ainda pulseiras de controle e ingressos antifalsificação com o uso de selos holográficos. Para conhecer mais, acesse o site da Magic Hologram.

Veja também: Consumo compartilhado: uma tendência

Pin It

3 Respostas para Hologramas vão fazer ainda mais parte da sua vida

  1. Pingback: Wearable computers: o futuro dos computadores - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *