Polêmica no Facebook mostra a importância de um bom gerenciamento de mídias sociais

polemica-com-empresa-no-facebook-mostra-a-importancia-de-um-bom-gerenciamento-de-midias-sociais

No início dessa semana nos deparamos com um caso que mostra o perigo de uma postura incorreta de uma empresa com as suas contas nas redes sociais. Tudo aconteceu em Belém, no estado do Pará, quando uma empresa de turismo gerou revolta entre os usuários do Facebook após divulgar uma lista com os mortos em um acidente com ônibus da empresa concorrente. O acidente aconteceu na última segunda-feira (dia 16) e deixou 10 mortos e 42 feridos.

O possível responsável pela fanpage da empresa, após divulgar os nomes das vítimas, interagiu com os usuários que comentavam insultando e “tirando sarro” das críticas e comentários. Após o incidente a empresa publicou uma nota afirmando que desconhece o responsável pelas ofensas e que lamenta o falecimento das vítimas:

“A direção da empresa irá descobrir quem usou login e senha para acessar a fanpage e efetuar publicações sem sua autorização. Pedimos desculpas pelo episódio lamentável e jamais a empresa faria algo tão desumano. Nunca em momento algum a empresa iria se posicionar desta forma”.

Os motivos que levam nomes de empresas ao centro de muitas discussões são inúmeros e dificilmente podem ser detidos. A solução é tentar contornar o revés. Algumas empresas maiores, como Brastemp, Arezzo e Renault, também passaram por polêmicas negativas nas redes sociais, porém um gerenciamento de crises eficiente fez com que dessem a volta por cima. Esse é um ponto imprescindível, pois com o boom das redes sociais os consumidores ganharam voz e o poder de elevar ou destruir uma marca.

O caso da agência de turismo é mais um exemplo que serve de alerta às empresas, que precisam tomar cuidado ao entrarem nas redes sociais. É extremamente necessária a contratação de profissionais especializados nas ferramentas, abordagens e interações. O fato foi lamentável para profissionais da área e a empresa acabou com o nome marcado, causando má reputação nas redes sociais e com o mercado de seus serviços.

O Magic Blog já abordou esse assunto em alguns posts e mostra sempre a importância e as vantagens em ter um gerenciamento profissional de redes sociais de empresas. E, já que o tema está sendo bem comentado esta semana, resolvemos separar alguns posts sobre isso, dê uma olhada:

Conflito entre conteúdo e propaganda na timeline das empresa

Marketing nas mídias sociais: quantidade ou qualidade?

Impactos da Timeline do Facebook para as marcas

Como fazer marketing no Facebook?

Por que minha empresa deve estar nas mídias sociais?

Facebook divulga novas maneiras de se fazer publicidade na rede

Social Commerce, o futuro das redes sociais?

Pin It

Uma resposta para Polêmica no Facebook mostra a importância de um bom gerenciamento de mídias sociais

  1. Pingback: Facebook e seu projeto secretoMagic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *