Saiba como criar seu podcast

headfone amarelo ao lado da frase "saiba como criar seu podcast"

Com o notável crescimento dos programas de áudio, é natural que muitas pessoas tenham o desejo de criar seu próprio podcast ou que marcas queiram aproveitar o formato. Porém, antes disso é preciso levar em consideração certos aspectos importantes para produzir um ótimo podcast. Confira a seguir algumas dicas para começar.

Escolha a temática

Para produzir um podcast engajante é necessário fazer uma ótima curadoria, além de definir a temática que será abordada nos programas. Isto é essencial para atingir um público certeiro, o assunto deve ser algo que você domine.

 

Defina os participantes

É comum podcasts começarem entre amigos, no estilo “papo de bar”, pois geralmente é mais fácil fazer a conversa fluir. Dependendo da temática do programa, isso pode realmente funcionar, mas logo será preciso criar uma lista de convidados para que o podcast não se torne monótono. Os convidados podem até ser famosos, mas a prioridade é que estejam alinhados com os assuntos tratados e o público. Você pode ouvir podcasts que abordem temáticas semelhantes para ter insights de convidados.

 

Planejamento

O grande diferencial do podcast é abarcar uma forma de expressão genuína, com exposição de ideias de maneira independente. O conteúdo deve ser palatável e atual, além de abordar temas instigantes para o ouvinte, o que tem ótima receptividade no Brasil.

Para dar direcionamento ao podcast, é preciso fazer um pequeno roteiro de cada programa. Definir uma frequência de lançamento dos episódios também ajuda a manter a audiência conectada.

 

Gravação

tela de computador com programa de edição de som

A gravação de um podcast em geral não exige alto investimento, como aponta pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod): 73,5% dos podcasters gravam seus programas em casa, sem ambiente especial; 26,7% gravam em casa, mas improvisando um estúdio; e apenas 1,5% usam um estúdio profissional. Confira a seguir algumas dicas para conseguir ótimos resultados:

Ambiente: para gravar, é indicado estar em um espaço confortável e silencioso. Uma sala com boa acústica também é muito importante para um áudio de qualidade.

Microfone: você pode começar com um headset com microfone e adquirir microfones profissionais à medida que seu podcast for evoluindo.

Gravar conversas: para gravar conversas com convidados a distância, o mais indicado pelos podcasters é utilizar um software de videochamadas como o Skype, que é gratuito. Neste caso, você poderia utilizar em paralelo o software MP3 Skype Recorder, que também é grátis e permite configurar a qualidade em que será gravada a conversa.

Edição: editar bem o programa é quase tão importante quanto o conteúdo em si. Para isso, você pode utilizar softwares grátis, como o Apple GarageBand (disponível para iOS e macOS) ou o popular Audacity (disponível para Windows, macOS e Linux). Há também bons softwares pagos, como o Sound Forge Pro e outros.

 

Publicação

Antes de disponibilizar seu podcast nos canais mais famosos, você precisa de uma plataforma para hospedar os programas e um feed RSS para ser lido pelos aplicativos agregadores de podcasts. O SoundCloud é um exemplo de plataforma para isso, pois além de ter os requisitos necessários, também conta com ferramentas de estatísticas de audiência, entre outras funções. Nele, é possível adicionar até 3 horas de áudio gratuitamente, após esse limite é preciso adquirir algum plano.

O Spotify é um dos principais canais que o público utiliza para ouvir podcasts, mas há também Google Podcasts, Apple Podcasts, Deezer e Amazon Music, entre outros. Todas essas plataformas são gratuitas para  disponibilizar o podcast.

Esperamos que essas dicas sejam valiosas. Não se esqueça de contar para a gente depois quando você der o pontapé inicial em seu podcast!

 

Leia também: Podcast: aposte na mídia que não para de crescer

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *