Podcast: aposte na mídia que não para de crescer

 

Entre os headfones há a frase podcast aposte na mídia que não para de crescer

Enquanto os programas de rádio tradicionais perdem parte de seu público, os podcasts têm conquistado o gosto das pessoas com os mais variados temas: música, esporte, notícias, política, crimes, comportamento, tecnologia, humor, cinema, negócios, ensino de idiomas, entre outros.

O formato podcast começou a ganhar notoriedade em 2004, quando os iPods ainda eram populares. Os programas possuem flexibilidade no formato e liberdade de conteúdo, podem ser ouvidos a qualquer horário e praticamente todos podem ser acessados gratuitamente por meio de páginas próprias ou aplicativos.

 

De olho nos dados

O podcast é uma mídia em franca ascensão. Segundo relatório publicado em outubro de 2019 pela Deezer, o consumo de podcasts no Brasil cresceu 177% em sua plataforma no período de 12 meses e aumentou 67% entre janeiro e setembro daquele ano. De acordo com outra pesquisa, realizada pela IBOPE com 120 milhões de internautas brasileiros, 40% deles já escutaram um programa de áudio. O celular é o principal aparelho para o consumo dessa mídia, seguido pelo computador e o tablet. Entre as plataformas mais utilizadas apontadas pelos usuários estão o YouTube (42%) e o Spotify (32%).

Com a inesperada chegada da pandemia do novo coronavírus, a necessidade de isolamento social fez o mercado nacional de podcasts vislumbrar ótimos resultados. De modo geral, com o confinamento, a audiência de conteúdos “on demand” cresceu mais aceleradamente do que poderia ser previsto. Em abril de 2020, uma pesquisa internacional realizada pela GlobalWebIndex mostrou que o consumo de podcasts durante a quarentena cresceu 18% globalmente e 24% entre os millennials.

Segundo dados do Spotify, há 1,9 milhão de podcasts na plataforma, número em constante crescimento. O potencial que a empresa enxerga no formato decorre, também, do fato de que 22% de seus usuários ativos estão engajados com esse tipo de conteúdo, e muitos assinantes chegaram ao Spotify buscando os podcasts.

 

Por que devo criar ou apoiar um podcast?

menina na frente de um microfone utilizando headfones

O Brasil é o segundo maior mercado de podcasts do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a Podcasts States Soundbite. A importância disso? Dados de uma pesquisa realizada pela Edison Research revelam que, globalmente, 54% dos ouvintes estão mais propensos a considerar marcas que eles escutaram apoiando os podcasts.

Outro estudo, realizado pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod), indica que a maioria dos ouvintes são homens, millennials e pós-millennials. Além disso, 32,7% das pessoas que escutam podcasts têm nível superior ou pós-graduação e a maior parte possui um poder de compra acima da média da população.

Para finalizar, a PodPesquisa 2020/2021, também realizada pela abPod, revelou que 24,8% dos produtores de podcast brasileiros já têm algum tipo de renda oriunda de seus programas. Ou seja, é possível ganhar dinheiro com esse formato, mesmo que comece como um hobby para muitas pessoas.

 

Leia também: Marketing de conteúdo: uma estratégia essencial

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *