SEM: onde tudo se integra

SEM: onde tudo se integra

SEM é a abreviação para Search Engine Marketing. Em tradução livre, significa “Marketing de Mecanismos de Buscas”, um segmento que reúne técnicas para que o seu site fique bem posicionado em buscadores, entre eles Google, Bing e Yahoo. Como resultado final, as páginas registram aumento de visitas e fortalecimento das conversões.

Apesar da semelhança, SEM e SEO não são sinônimos! O SEM busca aumentar a visibilidade das páginas usando tanto publicidade paga – como Google AdWords – quanto técnicas de otimização. Ou seja, o SEO é uma parte fundamental das estratégias de Search Engine Marketing, mas não a única.

Conheça detalhes sobre as ações reunidas nas estratégias de SEM.

Busca paga

O Google AdWords é a plataforma de busca paga mais usada no planeta. Resumidamente, os links patrocinados são anúncios mostrados quando um usuário pesquisa as palavras-chave relevantes para o seu negócio. Se você deseja anunciar sua loja virtual de roupas masculinas, por exemplo, o site deve aparecer quando as pessoas buscarem por “calça jeans masculina” ou “comprar camiseta polo”.

O anunciante somente é cobrado após uma ação, como clique (CPC) ou conversão (CPA).

Todos os termos, links de direcionamento destes anúncios e orçamento diário são definidos em parceria com o cliente por uma agência especializada, como a Magic Web Design, para obter o maior número possível de vendas.

SEM: onde tudo se integra

Rede de Display

Além dos links patrocinados, o Google AdWords permite incorporar estratégias de banners. Seus produtos serão mostrados de forma bastante interativa nas páginas do Google e também em sites parceiros, como portais de notícias, que vendem determinados espaços para anunciantes.

Aqui, o anunciante é cobrado pelas visualizações das peças gráficas (CPM).

Remarketing

Você provavelmente já visitou um site de viagem e, após alguns dias, continuou vendo anúncios com os destinos pesquisados. Isto não é coincidência, e sim fruto de uma estratégia de remarketing. Aqui, o objetivo é impactar usuários que tenham acessado o seu site para que adquiram outros produtos ou voltem ao carrinho de compras abandonado.

Muitos sites utilizam a técnica incorretamente, impactando consumidores excessivamente ou mostrando um produto já adquirido. O cenário evidencia a necessidade de atrelar o remarketing a uma estratégia eficiente de Marketing Digital, que contemple não apenas anúncios, como a oferta de conteúdo informativo de qualidade.

SEO

SEO, Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas para melhorar o desempenho de um site, permitindo que ele alcance os melhores resultados na pesquisa orgânica do Google, ou seja, que vem após os anúncios.

otimização de sites é um trabalho contínuo e complexo. Ela exige um site preparado tecnicamente para ser lido de forma eficiente pelas spiders do Google. É essencial também que as páginas estejam configuradas para acesso mobile: a pesquisa Tic Domicílios 2016 mostra que 46 milhões de brasileiros só acessam a internet pelo celular.

Porém, mais do que o front-end de um site, é essencial que o SEO seja baseado em uma plataforma que receba textos informativos exclusivos, periódicos e estruturados seguindo as melhores práticas . A melhor forma para isso é a criação de um blog corporativo que, além de conteúdo comercial, pode trazer informações que gerem engajamento e possam ser usadas em estratégias de Inbound marketing.

Busca paga ou SEO: qual é melhor?

Não existe uma resposta certa. Na Magic Web Design, as estratégias são avaliadas levando em consideração a necessidade de cada cliente. Para um novo site cujo segmento exige alto número de acessos no primeiro mês, como um e-commerce, o Google AdWords certamente fará parte do planejamento digital. Porém, simultaneamente, a presença orgânica desta empresa será fortalecida por experts em SEO, que integram a agência.

Venha conversar conosco e saber qual a melhor solução para aumentar a relevância digital do seu negócio!

Leia também: A importância da hashtag no seu negócio

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *