Mobile payment deve ganhar espaço nos próximos anos

mobile-payment-brasil

A história comprova: pelo menos em algum momento, toda nova tecnologia sofre com o “isso nunca vai dar certo“. Foi assim com os celulares e smartphones, com o e-commerce, com a internet, com a eletricidade e, provavelmente, com a roda também. O alvo da vez é o mobile payment – ou, em bom português, pagamento via dispositivos móveis –, que tem sua cota de críticos e incrédulos, mas vem sendo apontado por especialistas como uma realidade não muito distante, inclusive para os brasileiros.

Conhecido também como m-payment, o mobile payment possibilita que o usuário realize com o smartphone as transações financeiras que normalmente faria com dinheiro ou cartão. Trata-se de um novo recurso tecnológico que facilita o cotidiano de compras das pessoas e, de quebra, ajuda a movimentar a economia. O marco regulatório dos meios eletrônicos de pagamento foi divulgado pelo Banco Central no último dia 4 de novembro, e normatizará as transações financeiras por serviços móveis a partir de maio de 2014.

O aumento do acesso às tecnologias mobile é o principal indicador de que esse futuro está próximo; de acordo com a consultoria IDC, em 2013 a venda de smartphones superou, pela primeira vez no Brasil, a de celulares convencionais. Até o fim do ano o País deve chegar à marca de 30 milhões de usuários.

Segundo estudo realizado pela consultoria Yankee Group, o mercado brasileiro de pagamentos móvel que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication) deve crescer exponencialmente nos próximos 4 anos, chegando a 1,3 milhões de usuários ainda em 2013 e impressionantes 480 milhões em 2017.

grafico-yankee-group

Apenas o tempo dirá como essa e outras novas funcionalidades realmente ajudarão nosso cotidiano, mas as previsões são otimistas e tudo indica que a forma como pagamos pelas coisas tende a mudar, e muito, nos próximos anos. E o mobile payment é apenas o começo.

Veja também: A importância de um site em versão mobile.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Uma resposta para Mobile payment deve ganhar espaço nos próximos anos

  1. Pingback: Consumidores mobile na América Latina têm bom poder aquisitivo | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *