PlayStation 4, o “videogame social”, é anunciado pela Sony

playstation-4

Sete anos após o lançamento do PlayStation 3, que vendeu mais de 75 milhões de unidades ao redor do mundo e ajudou a transformar a indústria dos games, a Sony finalmente anunciou o lançamento do seu tão aguardado console de nova geração: o PlayStation 4. Transformando a PSN em uma espécie de rede social própria e com o botão “Compartilhar” em seu novo controle, o videogame promete, além de muita velocidade de processamento e uma significativa evolução nos gráficos, ser o primeiro a focar o chamado “social gaming“. O anúncio foi feito na última quarta-feira (20) durante o evento PlayStation Meeting, em Nova Iorque.

Tudo começou com um vídeo teaser abstrato de pouco mais de 40 segundos, lançado no fim de janeiro, com o nome de “#PlayStation2013” e o anúncio de uma conferência relacionada ao futuro do PlayStation; o suficiente para atiçar a curiosidade do público e da imprensa, que imaginavam o que estava por vir. Não à toa, as buscas globais pelos termos “PlayStation 4” e “PS4” triplicaram de um dia para o outro. No dia da conferência, que foi assistida on-line via streaming por milhões de pessoas, as buscas deram um salto ainda maior.

A apresentação em si começou com um empolgante vídeo institucional: vários personagens que marcaram a história das gerações passadas do PlayStation e um texto exaltando os artifícios através dos quais o console de Sony tenta levar as pessoas a um mundo mais emocionante que a própria realidade. Então foi a vez do presidente da Sony Computer Entertainment, Andrew House, subir ao palco para apresentar o “novo conceito de entretenimento” da empresa, focado no público e nos desenvolvedores – e não mais na plataforma. Ele falou sobre reimaginar a experiência de jogos, levar a diversão para qualquer lugar (falando sobre PlayStation Vita, celulares e tablets) e sobre a possibilidade de compartilhar conteúdos e experiências. Então o que todos esperavam aconteceu: o PlayStation 4 foi finalmente anunciado.

Em seguida foi a vez do líder da equipe de desenvolvimento do projeto, Mark Cerny, subir ao palco para iniciar a apresentação do console. Depois de falar um pouco sobre a nova plataforma e as capacidades do hardware, ele mostrou o novo DualShock 4. Repaginado e com novos recursos (como sensor de movimentos e painel sensível ao toque), o controle apresenta o novíssimo botão “Share” e deixa claro o caminho “social” que a Sony pretende tomar. Será possível assistir e transmitir partidas em tempo real, inclusive permitindo que outros jogadores possam participar delas de alguma forma (com comentários que podem ajudar a passar as partes difíceis, por exemplo), ou mesmo registrar momentos para serem compartilhados posteriormente. E parcerias com o Facebook e o UStream devem aumentar ainda mais essa experiência social no PlayStation 4.

A apresentação mostrou mais do console: com 8 GB de memória RAM dedicada para os gráficos, o aparelho consegue rodar em tempo real milhares de objetos individuais na mesma cena, além de avançados cálculos de física, o que significa, em outras palavras, gráficos impressionantes (isso foi mostrado em algumas demos e nos jogos anunciados – Killzone: Shadow Fall, Driveclub, Infamous: Second Son, The Witness, Deep Down, entre outros). Os games do PlayStation 4, inclusive, poderão ser testados gratuitamente via streaming (graças à compra do serviço Gaikai) para que o jogador decida se quer ou não comprá-los. O PlayStation Vita, como era esperado, será usado de forma integrada ao PS4 e servirá como um controle similar ao do Wii U; a ideia é que os jogos do PlayStation 4 possam ser transmitidos para a tela do PS Vita. Além de tudo isso, serviços como Crackle, Hulu Plus e Netflix estarão disponíveis já no lançamento do PS4.

O aparelho em si não foi mostrado, seu preço não foi divulgado e a data de lançamento anunciada foi vaga (“fim do ano”). Mas os recursos apresentados foram o suficiente para agitar a comunidade gamer na internet. De acordo com o Google, o termo “PS4” (junto a outros relacionados ao PlayStation 4) foi o mais buscado no site durante o dia 20 de fevereiro – e com folga.

Agora é esperar para ver se o novo Xbox irá trilhar o mesmo caminho de “social gaming“. Será esse o futuro dos videogames?

Veja também: Games sociais: espaço para debate e propaganda.

Pin It

2 Respostas para PlayStation 4, o “videogame social”, é anunciado pela Sony

  1. Pingback: Razer e a nova era dos portáteis | Magic Blog

  2. Pingback: PlayStation 4 e Xbox One competem na E3 | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *