As Olimpíadas estão nas redes sociais

olimpiadas-redes-sociais

As Olimpíadas de 2012 estão confirmando a importância das redes sociais e da web na transmissão de notícias em todo o mundo. Enquanto apenas 33 emissoras de televisão de todo o mundo receberam licença para fazer a transmissão dos Jogos Olímpicos em 200 países, na web são mais de 2,3 bilhões de usuários que consomem e produzem o conteúdo em tempo real.

Apesar das mídias sociais já terem desempenhado um papel importante nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e na Copa do Mundo, em 2010, nos últimos anos o boom das redes sociais elevou a quantidade de usuários e o volume de conteúdo a números astronômicos.

De 2008 para 2012, o Facebook saiu de 100 milhões e foi para 900 milhões de usuários. O Twitter, que contava com 300 mil tweets por dia, atualmente recebe mais de 400 milhões de atualizações diárias. E o YouTube recebe mais de 800 milhões de visitantes por mês, além de ter mais de três bilhões de horas de vídeo disponíveis no site.

O avanço da tecnologia também permitiu que mais pessoas tivessem acesso a uma banda larga de maior velocidade de transferência de dados. Por isso, a transmissão dos eventos pela web no formato streaming também é um formato bastante consumido pelos usuários. A BBC, por exemplo, está disponibilizando 2.500 horas de conteúdo ao vivo nestas Olimpíadas.

Para os Jogos Olímpicos de Londres, alguns portais de notícias oferecem canais exclusivos para assistir os eventos em tempo real. Mas é preciso ter cuidado, porque entre as diversas opções gratuitas também existem sites falsos que aproveitam a oportunidade para aplicar golpes nos internautas – o portal IDG Now publicou recentemente uma matéria sobre sites ilegítimos que estão oferencendo de graça a cobertura dos Jogos.

Isso tudo faz com que a televisão perca a importância que tinha em outras edições e seja apenas mais um dos formatos disponíveis para assistir ao evento mundial, pois agora tudo está disponível também na internet, nos smartphones e tablets: os Jogos de Londres são as Olimpíadas mais conectadas da história e já estão até sendo chamados de “jogos sociais“.

Veja também: Marketing político nas redes sociais

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *