Emprego através do Facebook?

Emprego através do Facebook?

A maioria das pessoas que buscam uma rede social com a intenção de fazer bons contatos profissionais e serem vistas por empregadores de diversas organizações utiliza o Linkedln para postar seu currículo e interagir com vários profissionais sobre questões de trabalho. Já para o lado pessoal, os internautas preferem usar o Facebook para interagir com amigos ou familiares sobre os mais diversos assuntos, quase nunca sobre questões profissionais.

Sabia que isso está mudando? O Facebook está sendo usado cada vez mais para o recrutamento de talentos. Ultimamente os empregadores têm escolhido a maior rede social do mundo para interagir com estudantes e graduados, deixando o Linkedln de lado.

Uma pesquisa com 30 mil estudantes e graduados, feita pela Pontentiapark, analisou a presença das redes sociais nos setores de recursos humanos de 500 empresas dos Estados Unidos, Europa e Ásia. A maioria dos entrevistados disse preferir o Linkedln para se conectar a empregadores, alegando que o Facebook não seria o lugar certo para esse tipo de interação, pelo fato de a rede mostrar compartilhamentos e informações que não dizem respeito a aspectos profissionais.

Porém, é na rede de Mark Zuckerberg que mais de um terço dos 100 melhores empregadores da Europa mantêm páginas para fins de recrutamento, muitas delas com mais de mil fãs. Entretanto, os candidatos parecem assustados com a ideia de conseguir um emprego por meio do Facebook.

Emprego através do Facebook?

A pesquisa descobriu vários motivos que estão levando as organizações a optarem pelo Facebook ao lidar com jovens talentos. Um deles é que trata-se de uma rede mais envolvente que faz com que os candidatos vão até as empresas, e não o contrário, e que conteúdos interessantes colocados nas páginas de recrutamentos geram comentários, discussões e interações mais pessoais, ao contrário do Linkedln, em que as discussões são muito voltadas ao mundo dos recrutamentos propriamente dito.

Outro motivo é que no Facebook está toda a interação e as empresas estão percebendo que os recém-formados participam e fazem muito mais atualizações na maior rede social do mundo do que no Linkedln, por isso faz mais sentido se conectarem com eles onde já estão on-line. Além disso, o Facebook permite o upload de conteúdos de recrutamento avançados de forma gratuita, como vídeos, imagens e até buscas por trabalho, ferramentas essas que ampliam as possibilidades das empresas se mostrarem como empregadores mais ativos.

O fato de o Facebook ser uma rede gigantesca também contribui para a escolha dos empregadores pela rede, já que com seus 800 milhões de usuários no mundo tem uma audiência muito maior em comparação com o Linkedln, que tem apenas 120 milhões de pessoas cadastradas. Fora que Facebook é muito mais aberto por ser gratuito para todos os membros e não exigir contas Premium para alguns recursos.

O botão “Like”, ou “Curtir”, é outra coisa que ajuda na integração e também pode ser considerado uma razão para a escolha. Além do mais, o Facebook é ótimo para a marca e sua comunicação com talentos, principalmente estudantes, graduados e profissionais em início de carreira. Por essas e outras, é fácil concluir que marcar presença na maior rede social do mundo está se tornando uma grande maneira de atrair e recrutar novos talentos para uma empresa.

Veja também: Publicidade no Facebook

Pin It

4 Respostas para Emprego através do Facebook?

  1. Pingback: Top of Mind – você se lembra da minha empresa? - Magic Web Design | Magic Blog

  2. Pingback: Como fazer marketing no Facebook? - Magic Web Design | Magic Blog

  3. Pingback: Novo vírus no Facebook: Fique ligado! | Magic Blog

  4. Pingback: Site dentro do Facebook: mais um recurso para sua empresa | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *