Orkut perde o reinado no Brasil

Facebook ultrapassa Orkut

Por essa todos já estavam esperando. Segundo uma pesquisa do Ibope Nielsen Online, um dos institutos com maior credibilidade em estatísticas na internet, o Facebook fechou o mês de agosto com 30 milhões de usuários únicos no Brasil, 1 milhão a mais que seu concorrente. Isso quer dizer que o reinado de 7 anos do Orkut terminou. E não foi fácil tirá-lo do trono: vários concorrentes nacionais e internacionais tentaram competir, porém sem sucesso.

O Facebook já era a maior rede social do mundo, mas no Brasil ainda não havia conseguido o primeiro lugar. A rede tem o domínio em quase toda a Europa, além da maioria dos países da África, Oceania, Oriente Médio e América, exceto a Ásia, que tem redes sociais locais muito fortes. Porém, no Brasil parecia ter uma especial dificuldade na concorrência com o Orkut.

A rede de Mark Zuckerberg demonstrou estar tecnologicamente muito mais atualizada que o Orkut, somado a isso, a estratégia de crescimento país a país fez com que a rede fosse se alastrando convite a convite e a migração cresceu de forma assustadora. De acordo com o responsável pelo Facebook no Brasil, Alexandre Hohagen, só de 2010 para 2011 a rede ganhou 20 milhões de novos usuários, mas ainda não havia sido suficiente para atingir o topo, conquistado somente agora.

Orkut perde o reinado no Brasil

Ao ver o sucesso do Facebook, o Orkut bem que tentou manter sua liderança, chegou até a copiar algumas de suas ferramentas, como o botão “gostou?”, alguns jogos sociais, fotos maiores no avatar, trocou sua identidade visual e até fez uma super campanha para mostrar sua posição de 1° lugar no Brasil. Contudo, não foi o bastante. Ao final de julho 70% dos usuários do Orkut já haviam migrado para o “Face”.

O crescimento de usuários da internet de forma geral também foi um dos tópicos da pesquisa. Atualmente, há cerca de 77 milhões de pessoas com acesso à internet no Brasil. No mês de agosto, o tempo médio de navegação dos brasileiros foi de 69 horas, desse tempo 7 horas e 14 minutos somente nas redes sociais. A pesquisa do Ibope Nielsen Online ainda mostrou que o Twitter também vem crescendo consideravelmente, com mais de 14 milhões de usuários na terra do carnaval.

Veja também: Seu Facebook agora pode ter o botão “Dislike”

Pin It

2 Respostas para Orkut perde o reinado no Brasil

  1. Pingback: Games sociais: espaço para debate e propaganda - Magic Blog | Magic Blog

  2. Pingback: Internautas gastam 25% do seu tempo em blogs e redes sociais - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *