Tamanho de post: qual o ideal para cada rede social?

tamanho de post: qual o ideal para cada rede social?

Cada rede social tem suas próprias especificações para o tamanho das imagens, de modo que estas sejam visualizadas corretamente e com qualidade. As medidas passaram por algumas mudanças ao longo dos anos, por isso muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual tamanho seguir. Para ajudar, fizemos um guia atualizado para você acertar na hora de criar os posts do seu perfil.

Como definir o melhor tamanho de post?

Primeiramente, é preciso levar em consideração o aparelho mais usado atualmente para acessar as redes sociais, pois sabemos que o layout apresenta diferenças de um dispositivo para outro.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019, os smartphones e outros aparelhos móveis são as ferramentas mais comuns para se conectar, seguidos de computadores, TVs e videogames. Com base nessas informações, mostra-se interessante, de modo geral, priorizar o formato mobile nas redes sociais, mas é importante levar em consideração os dados da sua empresa. A observação via Google Analytics e outros indicadores pode auxiliar você a definir o melhor formato nas redes que utiliza. Além disso, é preciso ficar atento às tendências e atualizações nas versões mobile.

Posts para o Facebook

Em 2020, o layout do Facebook passou por um marcante redesign, que substituiu inteiramente o antigo desde outubro. A interface agora é mais clean e intuitiva, com menos elementos, o que ocasionou melhora no desempenho das páginas e maior satisfação na experiência do usuário.

Considerando todas as mudanças, o formato mais adequado para o novo feed é vertical — 1080 x 1350 px —, para se adequar perfeitamente à tela do smartphone. O tamanho também pode ser visualizado no desktop sem nenhuma alteração, só há diferença quando o usuário clica no post.

tamanho de post para feed facebook

Quando a imagem contém link, como ocorre em “Instant Articles”, o indicado é deixá-la no formato retangular — 655 x 343 px. O tamanho adequado pode até aumentar o alcance da postagem.

tamanho de post para feed com link para facebook

Posts para o Instagram

Como o Instagram é uma rede social que foca em boa resolução e ótimas imagens, o indicado é sempre prezar pela qualidade ao publicar qualquer post. O layout do feed funciona melhor com imagens em formato quadrado ­— 1080 x 1080 px­­ —, assim a visualização é mais confortável na tela do celular e, caso você queira patrocinar o post, a chance de ser aprovado é muito maior.

tamanho de post para feed instagram

Já para os stories o formato ideal é vertical — 1080 x 1920 px. As informações devem preferencialmente estar concentradas no centro, para que as bordas tenham respiro e não haja risco de o conteúdo ser prejudicado, caso o usuário possua uma tela de celular com formato diferenciado.

tamanho de post para instagram story

Posts para o LinkedIn

O LinkedIn não possui um tamanho padrão de posts, mas é importante definir um formato para construir uma comunicação sólida na rede social profissional. Analisando as publicações da maioria das páginas, concluímos que o tamanho ideal é aquele que permite ao usuário ler a legenda e ver a imagem logo abaixo, sem precisar mover o dedo. Assim, o formato retangular 1200 x 627 px mostra-se indicado para manter um padrão que combine com as postagens de outros usuários.

tamanho de post para feed linkedin

Posts para o Twitter

Quando o Twitter foi lançado, os usuários da rede social não tinham o costume de usar imagens nos posts, mas atualmente estão aproveitando diferentes formatos de conteúdo. O tamanho indicado de imagem para o feed é retangular — 600 x 335 px —, de modo que o usuário não precise clicar na imagem, ele visualiza o post diretamente na página inicial.

tamanho de post para feed twitter

Posts para o Pinterest

Entre as redes sociais baseadas em imagens, o Pinterest é a segunda maior do mercado, atrás apenas do Instagram. A plataforma possui um layout intuitivo e é usada principalmente para o compartilhamento de acervos de imagens, sendo que as de maior qualidade são mais compartilhadas. O tamanho indicado para os posts é de 735 x 1102 px, pois o estilo vertical é o preferido dos usuários, segundo dados do próprio Pinterest.

tamanho de post para feed pinterest

Agora você já sabe o tamanho ideal das imagens para cada rede social. Nos próximos conteúdos, abordaremos o melhor formato para vídeos, carrossel e outros recursos disponíveis nas plataformas, para que você consiga engajar cada vez mais pessoas.

Leia também: A importância de um site em versão mobile

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *