Chega de confusão: Unicode pretende padronizar os emojis

Chega de confusão: Unicode pretende padronizar os emojis

Enviar e receber emojis em diferentes sistemas operacionais pode gerar uma grande confusão, pois os layouts diferem de acordo com a plataforma. Um exemplo é o bonequinho envergonhado do iOS. No Android, o mesmo emoticon é interpretado como um boneco conformado, enquanto os usuários do Windows Phone usam para mostrar que estão se sentindo sortudos e alegres.

Emojis envergonhados

Outro caso engraçado, citado pelo portal TechTudo, é referente ao emoji sofrendo. Segundo os criadores, ele deveria representar alguém fazendo uma careta de dor. Porém, os usuários do iOS recebem este bonequinho como se fosse alguém com um sorriso constrangedor. Já quem usa Android pensa que se trata de uma pessoa extremamente irritada.

Bonequinhos irritados

Padronização mundial

Para evitar que estas diferenças causem desentendimentos, términos de noivados e brigas entre amigos, a Unicode decidiu entrar em cena e propor uma padronização dos emojis. A entidade é responsável por determinar padrões de caracteres e representação de textos em dispositivos eletrônicos.

A alternativa usada pela empresa foi o lançamento de um quadro com sugestões de mudanças e adaptações na identidade visual das peças. Conforme você observa abaixo, a tabela contém a expressão que as carinhas devem transmitir, o modelo antigo proposto e o novo emoticon com as alterações. Também foram adicionados os bonequinhos dos três sistemas operacionais: iOS, Android e Windows para comparação.

Tabela Unicode

Em reportagem sobre o assunto, o portal Olhar Digital explica que, com as sugestões, a Unicode procura melhorar o entendimento dos emojis, já que a má compreensão é causada principalmente pela interpretação que as empresas de tecnologia fizeram para os mesmos códigos.

Dicionário “emojístico”

Ainda não há prazo para que Apple, Google e Microsoft se adaptem às sugestões, mas para você não acabar enviando um emoji de “cocô feliz” do seu iPhone achando que vai ser engraçado (ele vai ser interpretado apenas como um cocô pelo Android), a equipe da Magic traduziu o significado de algumas carinhas e bonequinhos populares e ambíguos.

Chocado. Na carinha da Apple parece que o gato ficou chocado com alguma situação, porém, a ideia inicial é mostrar um gato cansado, assim como se verifica no Android.

Gato assustado Gato sonolento

Quem se importa? Quem usava esse emoji para mostrar que não se importa acaba de se desiludir. Na verdade, ele representa uma mulher que fornece informações, por exemplo, uma recepcionista de hotel.

Informação

Sem desespero. A moça da informação voltou, e nesse caso ela não demonstra desespero ou confusão, mas sim está fazendo a letra “O” com os braços, como se fosse um “OK”.

Ok

Brigas. Se você receber esse emoji, não ache que a pessoa quer mostrar determinação. O que ela realmente quer é te dar um soco. Não chegue perto!

Brigas

E você? Lembra de algum emoji que já causou confusões? Compartilhe sua história por meio dos comentários.

Leia também: Emojis polêmicos

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *