Streaming x TV a cabo: quem ganha a briga?

Streaming x TV a cabo: quem ganha a briga?

Com o Netflix dominando as TVs ao redor do mundo, uma pergunta começa a ser levantada, será o fim das operadoras de televisão a cabo? É cedo para prever, mas uma coisa é certa, elas têm uma concorrência forte – e eficiente – pela frente.

Recentemente, a Sony e a Apple também quiseram seguir essa tendência, e estão desenvolvendo seus próprios serviços de streaming. A Sony, que começou testes neste mês em três cidades norte-americanas, tem projeto de fornecer sinal de 50 emissoras através do Playstation. Já a Apple ainda está em fase de desenvolvimento, mas prometeu lançar sua ferramenta on-line ainda em 2015, com cerca de 25 canais.

Assista só ao que você quiser

Como é possível observar, a quantidade de canais oferecida pelos serviços de streaming é consideravelmente menor do que a das TVs a cabo. Nos Estados Unidos, por exemplo, os telespectadores podem optar por até 500 emissoras diferentes. Mas, se alguém acha que isso é um ponto negativo da transmissão on-line, se enganou (e muito).

Segundo o portal Bloomberg, os consumidores estão reclamando que pagam um preço alto e dificilmente acompanham todas as opções disponíveis. Por isso, a ideia de “pacote magro” começou a ganhar força no setor, conforme explica Jason Hirschhorn, CEO do boletim de mídia REDEF: “Os consumidores querem preços mais baixos. Isso implica que os pacotes sejam menores e, no fim das contas, pressiona os produtores de conteúdo, como a Viacom Inc. e a Discovery Communications Inc. Essas empresas têm conjuntos de canais e talvez você não assista a uma porção deles”.

Além de algumas opções serem descartáveis para determinado usuário, a impossibilidade de escolher o que assistir em um momento específico favoreceu o surgimento do streaming. O Netflix foi o primeiro a revolucionar o setor.

Netflix

O que impede o declínio?

O portal Wired foi pesquisar o que ainda mantém os assinantes fieis às suas TVs a cabo e a transmissão ao vivo de eventos, principalmente os esportivos, se destacou. Neste ano, quase 115 milhões de espectadores assistiram à vitória do New England Patriots sobre o Seattle Seahawks durante o Super Bowl 49. A partida bateu recorde histórico na TV norte-americana. No Brasil, não identificamos dados concretos sobre a transmissão de competições como o Brasileirão ou a Super Liga de Vôlei.

Na web já é possível identificar sites que transmitem jogos de futebol ao vivo, afinal, há milhões de pessoas querendo assisti-los em seus celulares e tablets. No entanto, como muitos dos serviços gratuitos na internet, isso também vem aliado a problemas relacionados a direitos de imagem e outros. Uma situação citada pelo Wired é a transmissão das Olimpíadas on-line. A menos que os proprietários do website possuam credenciais e direitos de reprodução, é melhor você voltar à sua televisão tradicional, sem o perigo do sinal ser cortado no momento em que seu corredor preferido alcançar a linha de chegada.

Previsões

As operadoras de TV a cabo vão ter que suar para revitalizar seus negócios e, quem sabe, até mesmo migrar para outras tecnologias, afinal, o que os usuários querem é liberdade para assistir ao que desejam, quando quiserem.

Programação online

É difícil dizer como a internet se comportará daqui a dois ou três anos, mas uma coisa é certa: ela continuará transformando a maneira como assistimos televisão. O que você acha sobre o assunto? Nos conte quais são suas previsões para o futuro.

Leia também: Na velocidade do 5G

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços. https://www.redemagic.com/

Pin It

2 Respostas para Streaming x TV a cabo: quem ganha a briga?

  1. Pingback: 1º de abril: relembre as mentiras mais bizarras de 2015 - Magic Blog

  2. Pingback: Expanda seus olhares com a realidade aumentada - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *