Tianhe-2, o novo supercomputador mais rápido do mundo

tinhae-2-supercomputador-mais-rapido-mundo

A lista TOP500 dos supercomputadores mais poderosos do mundo tem um novo líder: o Tianhe-2, também conhecido como Milky Way-2, desenvolvido pela Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Com capacidade para fazer 33,86 quadrilhões de operações por segundo (33,86 petaflop/s), o aparelho gigantesco possui 3,12 milhões de núcleos de processamento, 1 petabyte de RAM e foi desenvolvido para substituir o Tianhe-1A (que foi o supercomputador mais rápido do mundo em 2010) no Centro Nacional de Supercomputação (NSCC-GZ), em Guangzhou.

Toda essa potência (17,8 megawatts) vem dos 32 mil processadores Intel Xeon E2-2692 de 12 núcleos, que funcionam a 2,2GHz, e dos 48 mil coprocessadores Xeon Phi, também da Intel, que são ligados a uma porta PCI Express, cada um com mais de 50 núcleos de processamento. E os números gerais de performance não chegam a incluir os 4,096 processadores Galaxy FT 1500 instalados na máquina para gerenciar operações que envolvam simulações climáticas extremamente complexas e aplicações referentes a pesquisas relacionadas à defesa nacional.

supercomputador-2

O supercomputador, que será utilizado em atividades educacionais e simulações relacionadas a pesquisas científicas e tecnológicas, roda o Kylin, um sistema operacional baseado no Linux completamente adaptado à impressionante capacidade da máquina.

Originalmente esperado apenas para 2015, o Tianhe-2 chega para “roubar” o topo da lista do supercomputador americano Titan, que usa mais de 18 mil GPUs Nvidia Tesla com capacidade de 17,59 petaflops. No Brasil o supercomputador mais rápido é o Grifo04 (68º lugar na lista) da Petrobras, que possui 17.408 núcleos de processamento, 12.288GB de RAM e processamento de 251,5 teraflops.

Veja também: Banda larga brasileira é uma das mais caras do mundo.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *