Z10 marca o (re)começo da BlackBerry

z10-marca-o-re-comeco-da-blackberry

O smartphone Z10 da empresa BlackBerry – antes chamada Research in Motion (RIM) – foi lançado no Reino Unido, Canadá, na Alemanha, Indonésia, Índia, nos Emirados Árabes Unidos e na África do Sul, entre outros países, logo no início do ano; no último dia 22 chegou às lojas norte-americanas e deve estar bem próximo de chegar ao Brasil. A principal desculpa para a demora é o período de testes com as operadoras de telefonia.

O aparelho, que não teve nenhuma dificuldade em encontrar compradores (pois ultrapassou as vendas do Samsung Galaxy S3 e do iPhone 5 no Canadá), alavancou um aumento de 2% nas ações da companhia e tem deixado os dirigentes otimistas. “O que foi uma verdadeira surpresa para nós é que o BlackBerry 10 como plataforma e produto está atraindo usuários que atualmente usam outras plataformas”, disse Thorsten Heins, presidente-executivo da empresa.

Ainda sem valor definido para as lojas no Brasil, o BlackBerry Z10 é mais caro que o iPhone 5 para ser produzido, custando cerca de US$ 154 por unidade (o aparelho da Apple é fabricado por US$ 139,20). Mas a empresa garante que o valor do produto não será diferente dos tops de linha que já estão no mercado.

O Z10 provou ser bem resistente a quedas em um teste feito pelo site americano Mashable: o aparelho foi testado em quedas de três alturas diferentes em três tipos de pisos – carpete, madeira e concreto – e só houve algum tipo de dano no piso mais duro; nos outros casos não apareceu nem um arranhão.

O sistema operacional BlackBerry 10 tem despertado a curiosidade dos mais aficionados por tecnologia. Descrito pela própria fabricante como “integrado, social e bonito”, o OS é instintivo e tão fácil de usar quanto os atuais líderes de mercado. A biblioteca de apps foi lançada já com mais de 70 mil aplicativos e tem crescido consideravelmente, mesmo com a revelação de que 40% deles seriam ports de Android e boa parte deles não estaria em pleno funcionamento.

O BlackBerry Z10 é um smartphone promissor e mostra a preocupação da companhia em se renovar; é o esforço da empresa canadense para voltar ao topo do mercado de aparelhos portáteis.

Q10

Outro lançamento muito aguardado é o BlackBerry Q10. Com os mesmos recursos do Z10, a principal diferença deste smartphone é o teclado QWERTY físico, o que o torna ideal para os usuários que querem fugir da atual onda de aparelhos portáteis inteiramente touchscreen. A tela menor do Q10 não perde em nada para os concorrentes nem para os outros aparelhos da própria companhia. Indo na contramão do mercado, a BlackBerry espera atingir um público que há muito tempo está órfão de teclados físicos nos seus smartphones.

z10-marca-o-re-começo-da-blackberry-q10

Assim como o Z10, o Q10 não tem data exata para o lançamento no Brasil.

 

Veja também: Conheça o Samsung Galaxy S4

Pin It

Uma resposta para Z10 marca o (re)começo da BlackBerry

  1. Pingback: Seriam o mercado corporativo e o BYOD a salvação da BlackBerry? | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *