Realidade virtual: tecnologias que podem se tornar sucesso

realidade-virtual

Um dos grandes desafios da indústria é proporcionar maneiras simples, rápidas e intuitivas de interagir com a tecnologia. No ápice da interação homem/máquina está a realidade virtual, que promete fazer com que trabalhemos com informações e ferramentas da maneira mais similar possível ao que fazemos no mundo real.

Saiba quais são as tecnologias que prometem “explodir” no futuro:

Simuladores

O campo de simuladores é o que mais tem usado os sistemas de realidade virtual. Os simuladores de pilotagem estão entre os mais populares e cada vez mais são usados em treinamentos militares. A realidade virtual também é aplicada em procedimentos médicos, direção no trânsito e em técnicas de soldagem.

No vídeo abaixo você pode acompanhar uma das aplicações mais interessantes desempenhadas pelos militares: as simulações de combate. É possível realizar esse experiência em vários e diferentes cenários virtuais, dentro do mesmo espaço físico:

Videogame cada vez mais real

Jogos de videogame como o World of Warcraft e Second Life são considerados uma espécie de realidade virtual. Eles substituem a sua visão normal por um mundo novo e ainda não são muito comuns. Existem alguns projetos como o Virtual Boy Advance, da Nintendo, que já tentaram entrar nesse ramo, mas sem sucesso.

Já o projeto Ultimate FPS Simulator mostra que a tecnologia dos games também pode ser misturada a componentes como rastreadores de movimentos e até mesmo esteiras para deixar o ambiente mais próximo da realidade. Enquanto isso, existem alternativas mais simples como os jogos de realidade aumentada do PlayStation Move, para quem espera esse avanço ansiosamente.

O cocriador do game Doom, John Carmack, mostrou o seu equipamento de realidade virtual, o óculos Rift. Trata-se de uma espécie de versão melhorada do Virtual Boy que, em pequenos displays, mostra imagens diferenciadas para cada olho, como se fosse 3D.

Holodeck

São salas que podem se transformar em simuladores de realidade aumentada. As holodecks aparecem em produções do cinema e televisão, como Jornada nas Estrelas, e inclusive mostram a imagem das pessoas que estão sendo contatadas.

Essa tecnologia já vem sendo desenvolvida e rendendo projetos reais, como o Google Holodeck. Confira o vídeo abaixo:

Janela Mágica

A Microsoft já trabalha com projetos que podem revolucionar a forma como interagimos com pessoas que estão longe. A Magic Window usa sensores do Kinect e monitores para criar uma espécie de janela na qual as pessoas de ambos os lados podem interagir com a interface, como se estivessem frente a frente. Ainda não há uma previsão de quando o Magic Window vai estar disponível.

Psicologia virtual

Os tratamentos psicológicos também podem ser beneficiados com a realidade virtual nos tratamentos. Alguns projetos em universidades e hospitais ao redor do mundo estudam a possibilidade desse projeto. Nele, os mundos virtuais podem ajudar pessoas que sofrem de distúrbios como a claustrofobia.

 

Veja também: Wearable computing: o futuro dos computadores

Pin It

3 Respostas para Realidade virtual: tecnologias que podem se tornar sucesso

  1. Pingback: iOS 6, o novo sistema operacional da Apple - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: 6 tecnologias que saíram dos filmes diretamente para a sua casa | Magic Blog

  3. Pingback: Globo consegue primeiro domínio personalizado do Brasil | Magic Blog | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *