4G x 3G: testes de conexão

3g-4g-testes2

A Copa das Confederações acontece no Brasil em junho deste ano, e uma das promessas é que a conexão 4G, recentemente instalada no País, esteja funcionando correta e satisfatoriamente no período. Para testar como está indo o processo de adaptação e liberação da conexão, o G1 fez testes nas seis cidades-sede da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador).

De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as operadoras brasileiras de telefonia celular tinham até o dia 30 de abril para terminar a instalação da conexão. Tim e Vivo apresentaram os planos relacionados na data limite e Oi já havia iniciado a operação apenas no Rio de Janeiro no dia 25. Os testes foram realizados entre os dias 26 e 30 de abril, período em que apenas a Claro já estava operando em 4G no território nacional, portanto, foi a única prestadora avaliada.

A comparação em termos de funcionamento da 4G foi feita em relação à 3G, conexão atualmente utilizada no Brasil, e visava testar a as reações da nova conexão em quatro atividades: postagem de um vídeo de um minuto no YouTube e visualização de outro vídeo de mesma duração; publicação de uma imagem de 2 MB no Facebook; envio de um e-mail com uma imagem de 2 MB em anexo; e download do game “Dead Trigger“, de 164 MB. Os testes foram realizados em locais com alto tráfego de pessoas, para simular o uso constante na época dos jogos.

Em Belo Horizonte a 4G não funcionou em pontos importantes da cidade, como aeroporto e principais hotéis. Os melhores números foram registrados no Mercado Central: a velocidade da 4G foi de 12,3 Mbps para download, contra 0,936 Mbps da 3G. No Mineirão, o vídeo do YouTube demorou 5 minutos e 17 segundos para ser postado pela 4G, enquanto que pela 3G após 15 minutos apenas 14% do conteúdo havia sido upado.

No Estádio Nacional, em Brasília, o download do jogo por 4G demorou 3 minutos e 18 segundos e por 3G demorou 20 minutos e 56 segundos. No Aeroporto JK o sinal 4G sequer foi encontrado pelos aparelhos utilizados. Em outros pontos a 3G não decepcionou e teve performance bem parecida com a 4G.

A foto de 2 MB foi postada no Facebook em 37 segundos com a 4G na Avenida Beira Mar em Fortaleza, enquanto com a 3G demorou 10 minutos e 30 segundos. Melhor conexão e velocidade da 4G na cidade foram captadas no aeroporto da cidade.

Em Recife, com a 3G o e-mail com imagem de 2 MB anexada demorou 12 minutos para ser enviado, enquanto que com a 4G demorou apenas 30 segundos. Informações da Claro revelam que a conexão 4G está disponível apenas nos bairros nobres da cidade.

Alguns dos principais pontos da cidade do Rio de Janeiro foram visitados para a realização dos testes, como Copacabana, Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Enquanto com a 4G o vídeo no YouTube demorou 56 segundos para ser postado, com a 3G a espera foi de 7 minutos e 3 segundos. Já o download do jogo em Copacabana demorou 47 segundos pela 4G e 7 minutos e 11 segundos pela 3G.

O aeroporto de Salvador não possui a conexão disponível, mas no estádio que será utilizado na Copa das Confederações e no Elevador Lacerda o sinal estava satisfatório, mesmo que o vídeo do YouTube tenha demorado 13 minutos e 30 segundos para ser postado com a 4G.

Os testes foram realizados com medição do aplicativo SpeedTeste e mostraram uma diferença média de até cinco vezes mais velocidade da 4G em comparação com a 3G. Mas será que esses números serão suficientes para que a conexão suporte o número de usuários durante a Copa das Confederações? Você acha que o Brasil será capaz de oferecer uma conexão de qualidade?

Veja também: Conheça os aparelhos compatíveis com a 4G e disponíveis no Brasil.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

3 Respostas para 4G x 3G: testes de conexão

  1. Pingback: Antonio Borba comenta o Marco Civil da Internet | Magic Blog

  2. Pingback: Google quer mapear o corpo humano - Magic Blog - Magic Blog

  3. Pingback: Site avalia conexão Wi-Fi de hotéis - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *