Google e uma espiada na estrutura da gigante

Com a missão de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil, o Google é provavelmente a maior empresa da internet. Só no buscador, seu principal e mais antigo serviço, mais de um bilhão de solicitações de pesquisa são feitas todos os dias. E ainda tem os outros serviços on-line, como Gmail, YouTube, Google Maps, Blogger, Google+, Orkut, Picasa, AdSense, AdWords e Analytics, para citar apenas os mais famosos. Com tudo isso, a Google processa aproximadamente 20 petabytes (20.971.520 GB!) de dados gerados por usuários todos os dias.

Em termos simples, a Google precisa lidar com um volume de dados praticamente sem precedentes. Não é pouca coisa. Dessa maneira, para que isso seja possível, mais de 1 milhão de servidores, em data centers ao redor do mundo (diversas localidades nos Estados Unidos, além de Irlanda, Bélgica, Chile, Singapura, China e Finlândia), são necessários.

Agora pense na magnitude dessa estrutura que você acessa toda vez que entra em um site da Google. Não é difícil ficar curioso para saber como é por dentro um desses data centers que mantêm os serviços da empresa em execução, certo?

A Google sabe disso. Tanto é que contratou o fotógrafo chinês Connie Zhou, especialista em arquitetura e interiores, para capturar em uma série de imagens deslumbrantes que dão uma ideia de como são os locais e equipamentos da empresa nos EUA e na Europa, além de mostrar as pessoas que trabalham nesses lugares. A série de fotografias, chamada “Onde a internet vive”, oferece um olhar nunca antes visto da tecnologia e dos lugares que mantêm o Google funcionando. Confira aqui.

Mas não para por aí. A Google disponibilizou ainda, através do seu Street View, um passeio virtual pelo data center da cidade de Lenoir, no estado norte-americano da Carolina do Norte. Nele é possível, sem sair de casa, atravessar portas e corredores, explorando a estrutura com calma e em seus incríveis detalhes. Além disso, quem quiser ver alguns dos equipamentos em atividade e entender ainda melhor como funciona o data center, é possível assistir a um video tour disponibilizado pela empresa.

Veja também: Google Drive, o serviço de armazenamento do Google.

Pin It

11 Respostas para Google e uma espiada na estrutura da gigante

  1. Pingback: Google Notícias perde parceria com jornais brasileiros - Magic BlogMagic Blog

  2. Pingback: O Android e a soberania do Google - Magic BlogMagic Blog

  3. Pingback: Vimeo lança novo aplicativo para iPhone - Magic BlogMagic Blog

  4. Pingback: Doodles: os melhores de 2012 - Magic BlogMagic Blog

  5. Pingback: Google Shopping chega definitivamente ao Brasil - Magic BlogMagic Blog

  6. Pingback: Melhores antivírus para Android | Magic Blog

  7. Pingback: Google: dicas para aproveitar ao máximo o buscador | Magic Blog

  8. Pingback: O que acontece em 60 segundos na internet [Infográfico] | Magic Blog

  9. Pingback: YouTube ultrapassa Facebook e Twitter entre jovens | Magic Blog

  10. Pingback: Tecnologia: a origem do nome de algumas empresas do setor | Magic Blog

  11. Pingback: Dropbox permitirá integração entre contas empresariais e pessoais | Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *