Tudo sobre memes

tudo-sobre-memes

Talvez você não saiba, mas, se acessar a internet faz parte da sua rotina, com certeza se depara constantemente com os chamados “memes“. Não importa se é no Facebook, no Twitter, no Tumblr, no YouTube, em fóruns, blogs ou sites, eles estão por todo o universo virtual e até mesmo fora dele, em diferentes formatos e com diferentes origens.

Um meme é, em resumo, qualquer “conceito” propagado através da internet, independentemente da forma (pode ser, por exemplo, uma imagem, um vídeo, um site, um áudio ou até mesmo uma palavra ou uma frase). O termo vem da palavra “mimeme” (do grego arcaico para “imitação“), foi criado por Richard Dawkins e apareceu pela primeira vez no livro O gene egoísta, de 1976, com um significado mais abrangente. De acordo com a publicação, meme seria uma “unidade de cultura“, ou traço cultural, que pode se propagar de alguma maneira – um análogo do termo “gene” (responsável pela replicação da informação genética), mas referente à memória.

É impossível afirmar com exatidão quando ou como o termo passou a ser aplicado na internet para definir virais, mas em 1998 já estava on-line um site chamado Memepool, criado por Joshua Schachter (que muitos anos depois criaria o Delicious), no qual links interessantes eram (e são até hoje) publicados por usuários cadastrados. Dois anos depois, durante um festival de virais organizado por Jonah Peretti, criador do portal Huffington Post e do centro de pesquisas Contagious Media, diversos palestrantes utilizaram o termo cunhado por Dawkins, popularizando-o.

O meme de internet é mutável (em formato e significado), pode ser baseado em praticamente qualquer coisa e se propaga naturalmente. Acima de tudo, é imprevisível, podendo surgir em qualquer parte da web, ainda que o 4chan seja reconhecido como o maior berço de memes de toda a rede. Maior imageboard (fórum de imagens) do mundo, com 13 milhões de visitantes por mês, é de lá (especialmente do subfórum /b/) que surgiram memes como Rickroll, LOLCats, Yo Dawg, Pedobear e, é claro, as populares Rage Comics (Troll Face, Forever Alone, FFFUUUU, Me Gusta, Y U NO e tantas outras). O site Know Your Meme, no ar desde 2008, é reconhecido por documentar a grande maioria dos memes, explicando as origens e os significados de cada um.

Confira na imagem a seguir alguns dos muitos memes de sucesso internacional que já surgiram na internet e tente identificar todos:

memes

Clique para ver maior e com legendas (em inglês).

E é claro que o Brasil também tem seus memes próprios. Criados ou popularizados normalmente em fóruns (Outer Space, VT UOL Jogos, 55chan) e blogs (Bobagento, Não Salvo, Kibe Loco, Ñ Intendo, JesusManero, Ah Negão), os memes brasileiros são tão ricos e variados quanto os internacionais:

memes-brasileiros

Clique para ver maior.

Uma coisa é certa: ao mesmo tempo em que a internet está se popularizando, os memes estão deixando de ser uma espécie de “piada interna”. É uma forma de expressão consolidada, criativa e cada vez mais poderosa.

Veja também: Brasileiros são os que mais usam internet na América Latina.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *