6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

Como algumas pessoas conseguem ser tão criativas? Seria este um dom, ou a consequência de suas experiências de vida? De acordo com a revista Time, a criatividade pode ser aguçada e estimulada, basta incluir alguns hábitos no seu dia a dia. Confira o que grandes personalidades adotavam em suas rotinas que pode te ajudar a ser mais criativo:

1) Trabalhe duro

De acordo com o livro “Creating Minds” – que reúne dicas de atividades baseadas na vida de inovadores famosos, como Freud, Einstein e Picasso –, os indivíduos criativos consomem grande parte do seu tempo analisando seus projetos e expectativas, buscando saber o que funciona e o que atrapalha na obtenção dos melhores resultados.

Esta atitude, aliada a longas horas de dedicação ao trabalho, os tornaram verdadeiros especialistas em suas atividades, e nem sempre o estudo está relacionado à educação formal, visto que a maioria dos gênios não chegou a concluir a universidade.

2) Seja curioso e determinado

O professor Mihaly Csikszentmihalyi, autor do livro “Creativity”, entrevistou mais de 91 indivíduos inovadores, incluindo 14 ganhadores do Prêmio Nobel. Suas conclusões foram resumidas e divulgadas no livro “50 Psychology Classics”, e entre as revelações mais interessantes estava a constatação de que os indivíduos mais criativos têm duas características comuns: a curiosidade e a determinação.

Mihaly explica que quando eles ficam fascinados por um assunto, costumam explorá-lo até a exaustão, enquanto o forte desejo de realização os norteia em suas escolhas.

Viva em cidades grandes

3) Viva em cidades grandes

Uma das razões para encontrarmos muitos artistas nas metrópoles é que o ambiente é propício à criatividade, o que atrai pessoas mais curiosas e originais.

De acordo com o livro “Where Good Ideas Come From” (De onde vêm as boas ideias), se uma cidade é 10 vezes maior que o município vizinho, ela costuma ser 17 vezes mais inovadora que este, enquanto que uma metrópole 50 vezes maior chega a ser 130 vezes mais arrojada.

Estes números se refletem também na população, o cidadão de uma metrópole com cerca de 5 milhões de pessoas é praticamente 3 vezes mais criativo que aquele que vive em uma cidade de 100 mil habitantes.

4) Monte equipes heterogêneas

A maioria dos grupos criativos possui indivíduos muito diferentes entre si, alguns se conhecem há bastante tempo, enquanto outros são desconhecidos, o que traz novas ideias e discussões ao grupo. Segundo Mihaly, as melhores equipes da Broadway funcionam desta maneira, que ele chama de “mistura de relacionamentos”. A diversidade proporciona uma estrutura confortável para os integrantes e favorece a troca de ideias de forma tranquila e saudável.

Tenha várias atividades

5) Tenha várias atividades

Quando você possui diversos passatempos, seu cérebro passa a comparar os problemas e as soluções, criando novas conexões e deixando o seu raciocínio mais ágil. Grandes nomes, como Charles Darwin e Benjamin Franklin, possuíam vários hobbys, e essa sobreposição cognitiva é um dos pontos que os ajudaram a se tornar tão inovadores.

Como aponta o livro “Where Good Ideas Come From”, manter várias atividades ao mesmo tempo cria oportunidades para que o cérebro possa relacionar de forma mais ativa as experiências. Logo, leia livros, assista séries e ajude sua mente a sobrepor as novas ideias.

6) Trabalhe por paixão, e não por dinheiro

Este sentimento irá te motivar a realizar um trabalho superior, o que eventualmente trará sucesso. Segundo o livro “Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us” (Drive: a verdade surpreendente sobre o que nos motiva), os artistas impulsionados pelo prazer de realizar atividades para si mesmos produzem obras superiores quando comparados a outros. “São os menos motivados pela recompensa que têm seu trabalho mais reconhecido”, afirma o autor, Daniel Pink.

Com estas atitudes simples, você verá que é possível ampliar seus horizontes criativos e conquistar mais reconhecimento. Você já incluiu na sua rotina algumas destas dicas? Conte para nós nos comentários.

Leia também: Conheça as 5 startups que impressionaram durante o SXSW Interactive 2014

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para 6 hábitos das pessoas inovadoras que nos tornam mais criativos

  1. Pingback: Dicas de etiquetas para fazer negócios em 9 países - Magic Blog

  2. Pingback: Mago da publicidade dá 10 dicas para escrever melhor - Magic Blog

  3. Pingback: Design Thinking: inspire-se nos designers - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *