O que são influenciadores digitais?

O que são influenciadores digitais?

Houve um tempo em que os influenciadores eram as pessoas mais populares da escola. Hoje, quem está em alta são os influenciadores digitais, capazes de inspirar, divertir e incentivar um grande número de usuários através de seus perfis na internet.

Estes criadores de conteúdo ganharam papel importante dentro do que chamamos de Marketing de Influência ou Influence Marketing, tipo de ação que busca engajar os influenciadores digitais para que compartilhem produtos ou serviços de determinada marca.

Antigamente, eles eram encontrados apenas em blogs, mas atualmente estão em todas as mídias sociais, com destaque para o Instagram e o YouTube.

Neste último, conhecido por oferecer uma enorme variedade de canais e conteúdo, onde o usuário pode escolher o que quer ver, no horário e dispositivo que preferir, existem cerca de 310 mil canais brasileiros.

 O que são influenciadores digitais?
A relação com o Marketing Digital

Quantas vezes você já viu alguém que você segue em suas redes divulgando alguma marca dentro das mídias sociais?

Pois bem, atualmente, as grandes empresas utilizam a expertise e a reputação dos influenciadores digitais em sites, blogs e redes sociais a fim de intensificar outras estratégias de marketing no digital, como o marketing de conteúdo, por exemplo, uma vez que estes profissionais potencializam as informações até que elas cheguem ao público desejado.

Segundo o site da Traackr, há pelo menos dez tipos de influenciadores digitais, de acordo com sua visibilidade, tipo e profundidade do conteúdo que produz, entre outros fatores.

E engana-se quem pensa que os influenciadores digitais atingem apenas o público jovem. Uma pesquisa da Rakuten Marketing apontou que 23% dos pais confiam nestas personalidades para tomadas de decisão.

Os dois exemplos abaixo ilustram bem a situação.

O primeiro é um case da Magic Web Design com a TEMPUR®, empresa mundialmente conhecida por desenvolver o colchão da NASA. Nele, a atriz Giovanna Antonelli divulgou uma foto em seu perfil utilizando os produtos da marca.

O segundo exemplo é a BabyBoo, nova linha de fraldas descartáveis desenvolvidas pela Sepac, que conta com o cantor Michel Teló e a atriz Thaís Fersoza como embaixadores da marca:

Influenciadores de pequeno porte

Mas não são apenas os grandes nomes que podem participar da sua estratégia. Estudos mostram que os influenciadores de pequeno porte podem trazer os mesmos resultados (ou melhores) do que as “web celebridades”, uma vez que possuem mais engajamento e fidelidade dos seus fãs.

Publiposts evidenciados

Outro ponto que deve ser levado em consideração são os publiposts, ou seja, publicações patrocinadas por uma marca ou pessoa que deseja anunciar através dos influenciadores digitais.

Esta estratégia já é utilizada há algum tempo por blogueiros, que testam e resenham sobre determinado produto ou serviço através de alguma foto, vídeo e/ou texto, dependendo do acordo estabelecido.

Porém, a fim de conferir mais transparência às relações comerciais, algumas regras estão mudando, e o Instagram se mostra à frente destas novidades. A plataforma – que chegou a um milhão de anunciantes ativos mensais em março deste ano – anunciou um novo recurso, com o qual a mensagem “Parceria paga” deverá aparecer na descrição de cada publicação patrocinada no perfil ou stories dos influenciadores digitais.

Os anunciantes também serão impactados com tais mudanças, uma vez que terão acesso às métricas das postagens, monitorando os comentários, likes e nível do engajamento.

O que são influenciadores digitais?

É importante ressaltar que esses profissionais não são os únicos responsáveis pela sua reputação no meio digital. Entre outras ações, a sua marca precisar criar um relacionamento com o seu lead e conquistá-lo para ter bons resultados.

Nós, da Magic Web Design, há mais de 20 anos no mercado, estamos à disposição para desenvolver um planejamento estratégico e assim construir com solidez a presença online da sua empresa.

Veja também: A importância do branding

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *