Use o WhatsApp Business a favor do seu negócio

Ilustração de uma boneca com cartão ao lado do título Use o WhatsApp Business a favor do seu negócio

Atualmente, segundo dados da Oberlo, plataforma para alavancar negócios online, mais de 120 milhões de brasileiros usam o WhatsApp. Isso significa que o aplicativo está instalado em 99% dos celulares no país. Tais dados são um forte indicativo de que a rede social de mensagens pode ser um grande canal de conversa entre empresas e consumidores, e foi com esse propósito que surgiu a versão WhatsApp Business, totalmente gratuita e exclusiva para as marcas.

A mesma pesquisa da Oberlo revela que o WhatsApp Business possui 5 milhões de usuários no Brasil, colocando o país em segundo lugar nesse mercado, atrás apenas da Índia. De acordo com o Sebrae, o app em sua versão business já é utilizado por 72% dos empreendedores brasileiros que possuem lojas e empresas de pequeno porte.

 

Vantagens de utilizar o app para seu negócio

Além de ser o aplicativo mais popular no Brasil, o WhatsApp oferece às empresas uma gama de funções que podem auxiliar na hora de vender. A diferença para a versão comum é que no Business o usuário tem acesso a funcionalidades criadas especialmente para aprimorar a comunicação entre a marca e o cliente. Confira abaixo quais são elas.

Perfil comercial: é possível incluir nome da empresa, foto oficial da marca, endereço físico, descrição e e-mail, entre outras informações.

Mensagem de ausência: os desenvolvedores do app criaram uma funcionalidade que permite programar o envio automático de mensagens sempre que o cliente iniciar uma conversa. O recurso avisa aos clientes que você está indisponível ou ocupado e que retornará o contato em breve, mas é possível personalizar essa mensagem de ausência incluindo qualquer informação que você julgue ser importante.

Respostas rápidas: o WhatsApp foi criado para substituir as tradicionais mensagens SMS e oferecer uma forma mais rápida de comunicação, e essa é uma grande vantagem para as empresas. Para facilitar a vida dos lojistas, é permitido salvar 50 respostas rápidas diferentes, assim pode-se enviar prontamente um retorno ao cliente, sem necessidade de digitar várias vezes o mesmo tipo de texto.

Pessoa usando o WhatsApp Business no celular

 

Etiquetas: o aplicativo oferece etiquetas que permitem rotular e organizar os clientes que entram em contato via WhatsApp. A empresa pode separar as conversas em categorias, da maneira que faça mais sentido para o atendimento.

Estatísticas de mensagens: o WhatsApp Business permite o acesso a relatórios criados automaticamente. Estão disponíveis, por exemplo, dados sobre as mensagens enviadas, entregues e lidas, entre outras métricas ótimas para avaliar os resultados dentro da plataforma.

 

Agora que você já conhece as vantagens do WhatsApp Business, para aderir ao app em sua empresa é fácil e rápido. Você pode utilizar tanto um número de celular quanto um número de linha fixa, mas só é possível habilitar o WhatsApp Business com um número que ainda não exista na base de dados da plataforma. Além disso, não esqueça de treinar seus funcionários para um atendimento adequado, que satisfaça as expectativas dos clientes.

Leia mais: Podcast: aposte na mídia que não para de crescer

Pin It

2 Respostas para Use o WhatsApp Business a favor do seu negócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *