80% dos brasileiros veem TV e usam o Facebook ao mesmo tempo

80% dos brasileiros veem TV e usam o Facebook ao mesmo tempo

O que você faz enquanto assiste TV? Uma pesquisa encomendada pelo Facebook e realizada pela Ipsos MediaCT, revelou que 57% dos brasileiros usam a rede social enquanto assistem TV, e 39% destes elegeram os dispositivos móveis como segunda tela. Durante o horário nobre, entre 20h e 0h, este número é ainda maior, 80% dos telespectadores estão conectados às mídias sociais. Entre os dispositivos, o smartphone é o preferido, sendo a escolha de 67% dos usuários.

Os smartphones são os preferidos para a segunda tela

Em comparação com outros países da América Latina, o Brasil fica em segundo lugar no número de internautas que acessam o Facebook e assistem TV ao mesmo tempo, atrás apenas do Chile.

 

Os internautas o Facebook e assistem TV ao mesmo tempo

Em entrevista ao TechTudo, o pesquisador de audiência do Facebook, Gabriel Gontijo, diz que a pesquisa mostra um comportamento considerado normal pela empresa: “É muito comum as pessoas comentarem na rede social enquanto assistem uma partida de futebol, o telejornal da noite ou mesmo sobre a novela favorita”.

Não é novidade

Em 2013, a Ipsos MediaCT entregou um relatório parecido ao Google, em que mostrou como o consumidor tem se tornado cada vez mais multiplataforma.

A pesquisa revelou que, na época, mais de 31 milhões de brasileiros já utilizavam 3 telas, ou seja, consumiam o conteúdo da televisão, aliado ao laptop e ao smartphone. Em números absolutos, o Brasil possuía mais usuários multiscreener, ou multitelas, que Inglaterra e Holanda juntas:

Número de usuários multiscreeners

 

O levantamento também revelou que a maioria dos brasileiros utilizam as telas de modo simultâneo, para atividades relacionadas ou não, e que apenas uma pequena parcela migra de uma tela para a outra para realizar atividades diferentes, uso conhecido como sequencial.

A maior diferença entre as pesquisas está na eleição da segunda tela preferida pelos consumidores. Quando o assunto é navegar na internet de modo geral, e não apenas nas redes sociais, o usuário brasileiro se sente confortável nos três dispositivos pesquisados: smartphones, tablets e laptops.

Comportamento multi telas simultâneo

O comportamento vem sendo registrado há algum tempo, e pesquisadores questionam se daqui a alguns anos não será a televisão que ocupará o lugar da segunda tela. O que você acha? Na sua casa é o mobile ou a TV que ocupa esta posição?

Leia também: Preferência por internet ultrapassa televisão

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

4 Respostas para 80% dos brasileiros veem TV e usam o Facebook ao mesmo tempo

  1. Pingback: Os 10 livros mais populares no Facebook - Magic Blog - Magic Blog

  2. Pingback: Prêmio Pororoca chega a 2014 com mudanças! - Magic Blog

  3. Pingback: Grupos de Facebook: terras sem lei? - Magic Blog

  4. Pingback: Desconectados: dados sobre a internet no mundo - Magic Blog - Magic Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *