Facebook e Twitter: qual é o melhor formato de conteúdo para engajamento?

Dois celulares sobre um fundo azul com os logo do Facebook e do Twitter

As redes sociais aceitam diversos formatos de conteúdo para que os usuários possam engajar suas comunidades. Para isso, é preciso conhecer as especificações de cada modelo, de modo que os fãs tenham uma boa experiência no perfil. Confira a seguir os formatos disponíveis no Facebook e no Twitter e quais são mais relevantes.

Carrossel para o Facebook

dois formatos de post carrossel para explorar no Facebook. Um deles permite adicionar várias imagens em uma mesma publicação, e o usuário pode clicar em cada uma para visualizá-la melhor. Já no outro formato, é possível adicionar um link de destino. As duas opções são ótimas para deixar o conteúdo mais leve e atrativo. Para que o post apareça corretamente na timeline, é importante utilizar o tamanho 1080 x 1080 px em cada imagem.

 

Vídeo para o Facebook

Desde 2015 os vídeos no Facebook vêm conquistando o gosto dos usuários. Dados divulgados pela própria empresa mostraram que o formato é priorizado pelo algoritmo da rede social e, assim, costuma alcançar um público maior.

A qualidade é um aspecto muito importante para o sucesso do conteúdo em vídeo, mas também é preciso usar o formato adequado. O recomendado para vídeos é que a largura não ultrapasse 600 px. Indica-se usar a proporção 16:9 para posts em formato paisagem e 9:16 para o formato retrato. Além disso, é preciso ficar atento para que o arquivo não ultrapasse 4 GB ou 120 minutos de duração. Os formatos de arquivo aceitos pelo Facebook são apenas MP4 e MOV.

 

Vídeo para o Twitter

A vantagem de utilizar vídeos no Twitter é aumentar o engajamento dos usuários na rede social. Números divulgados pela plataforma mostram que tuítes com vídeos geram dez vezes mais engajamento, e a probabilidade de serem compartilhados também é maior em relação ao formato tradicional.

Há duas orientações de vídeo para a plataforma, com dimensões de 1280 x 720 px para o formato paisagem e de 640 x 640 px para o formato retrato. O tamanho limite do arquivo deve ser de 512 MB e a duração máxima do vídeo é 140 segundos. A extensão recomendada para a versão web é o MP4, e para a versão mobile, o MOV.

 

Thread do Twitter

“Thread” é um tipo de post do Twitter muito usado atualmente. Ele permite extrapolar o limite de 280 caracteres por tuíte, pois é possível associar várias postagens em formato de “fio de mensagem”. Isso facilita que os usuários se expressem e contextualizem os leitores sobre algum assunto. Dessa forma, você aumenta o número de seguidores e o tráfego e gera mais engajamento na plataforma. O recurso pode ser usado em combinação com textos, imagens e vídeos, como no exemplo abaixo.

 

Exemplo de thread no Twitter feito pela Netflix

 

Esperamos que você aproveite as informações sobre os melhores formatos para Facebook e Twitter. No próximo post de blog, traremos especificações para Instagram e LinkedIn. Assim você pode engajar o público nas principais redes sociais, fique ligado!

 

Leia também: Tamanho de post: qual é o ideal para cada rede social?

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *