Facebook lança Newswire

fb-newswire

O Facebook anunciou, na semana passada, o lançamento do Newswire, um recurso voltado para auxiliar jornalistas e outros profissionais de comunicação na busca por conteúdo relevante, que valha a pena ser publicado nos veículos em que trabalham.

A ferramenta funciona em uma fan page administrada pela Storyful, líder na busca e verificação de informações para veículos de comunicação. A empresa, adquirida recentemente pela Newscorp, é a responsável por atualizar a página, filtrando e checando a veracidade de fotos, vídeos e outras informações, publicados principalmente por pessoas que costumam estar na linha de frente de grandes eventos, como eleições, protestos e desastres naturais. Um dos diferenciais é a indicação da fonte, o que auxilia jornalistas na hora de creditar o conteúdo nos meios de comunicação.

Timeline FBNewswire

A página é atualizada em tempo real e, por enquanto, somente notícias em inglês aparecem na timeline. Embora o Newswire seja voltado para jornalistas, qualquer usuário pode ter acesso ao conteúdo. As notícias também são postadas no Twitter, no perfil @FBNweswire.

FBNewswire no Twitter

O novo recurso do Facebook pode ser entendido como mais um passo na empreitada da rede social para se equiparar ao Twitter no sentido de fonte de informação. O microblog tornou-se uma plataforma usada para difundir informação de forma imediata e o Facebook parece estar querendo ter mais relevância nesse terreno também.

Em relação a isso, dois aspectos já evidenciavam a mudança de postura da rede social. Um deles foi a criação do Trending, recurso que mostra os assuntos mais populares do momento com base na relevância e nas preferências dos usuários. O outro, ocorrido recentemente no fim de 2013, foi a alteração no algoritmo com o intuito de priorizar as notícias no feed de notícias.

Facilitando a comunicação

Com algumas buscas na Internet é fácil comprovar que o principal objetivo do FBNewswire em funcionar como uma espécie de agência de notícias social está sendo atingido. Vídeos e fotos postados no recurso do Facebook podem ser encontrados pouco tempo depois em grandes veículos de comunicação.

Esse foi o caso, por exemplo, do tiroteio que aconteceu em uma central do c, próximo a Atlanta, na terça-feira (28). Logo após a página do FBNewswire postar o vídeo feito por Fred Davis, testemunha do crime, sites como o BuzzFeed e versões on-line de jornais como o norte-americano Sun Journal já atualizavam seus posts com a gravação.

Para se ter uma ideia da rapidez da difusão das notícias, o vídeo foi postado às 09h21 do dia 29 de abril, na página do FBNewswire, às 10h15 ele já aparecia na página do Sun Journal e às 12h19 o relato sobre o crime no site BuzzFeed recebia a atualização com as imagens.

Post sobre o tiroteio no FBNewswire

Não é raro que notícias falsas, muitas vezes criadas no próprio Facebook, propaguem-se por meio da rede social, principalmente no Brasil. Desse modo, o FBNewswire pode, então, ajudar a mudar a imagem pouco crível que o tem perante jornalistas e os internautas.

Veja também: Facebook anuncia nova interface para fan page e timeline

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *