IGTV: ainda uma grande aposta do Instagram

IGTV: ainda uma grande aposta do Instagram

Segundo o último relatório do Cisco Visual Networking Index 2017-2022, até 2022, 79% do tráfego mundial de dados móveis será de vídeos. Segundo o próprio Instagram, o número de vídeos criados na plataforma cresce 80% ao ano. Foi considerando essas tendências que, em 2018, o Instagram lançou o IGTV, uma plataforma exclusiva para vídeos, mirando os usuários afeitos a esse tipo de conteúdo.

O app permite compartilhar vídeos verticais de alta qualidade com até uma hora de duração, caso o perfil seja verificado e tenha um grande número de seguidores. Apesar de o IGTV ser um aplicativo independente em relação ao Instagram, é possível utilizar a mesma conta: qualquer usuário pode acessar os vídeos no ícone de TV ao lado da função Direct. A meta claramente ousada do IGTV, desde sua criação, é absorver o público do YouTube, que há muitos anos é a plataforma líder de vídeos. Segundo pesquisa realizada pelo site We Are Social, o YouTube tornou-se, em 2019, a rede social mais utilizada no Brasil: 95% dos internautas brasileiros estão na plataforma.

 

 

Atualização melhora a acessibilidade

O Instagram continua investindo no IGTV desde que este foi lançado. Rumores a respeito do encerramento do serviço chegaram a circular no começo de 2020, quando o botão de destaque do IGTV foi removido da página inicial do Instagram. Porém, ele foi apenas alocado para a aba “Descobrir”, perdendo espaço entre os conteúdos tradicionais e se concentrando no aplicativo individual. Logo percebemos que o Instagram redesenhou a plataforma e, em vez de encerrar o IGTV, deu ainda mais destaque para ele.

Recentemente, o Instagram anunciou novas funções que pretendem auxiliar pessoas surdas e com deficiência auditiva em todo o mundo. Agora é possível, ao fazer upload de um vídeo no IGTV, ativar a opção “Legendas geradas automaticamente” nas configurações. Segundo nota divulgada pelo Facebook (que detém o Instagram), embora haja ampla circulação de conteúdo hoje, nem todas as pessoas podem compreendê-lo, por falta de acessibilidade.

A precisão do texto gerado no IGTV acompanhará a clareza do áudio no clipe. Além de beneficiar pessoas com problemas auditivos – que segundo a Organização Mundial da Saúde são mais de 5% da população mundial –, as legendas também são atrativas para os usuários que desejam assistir aos vídeos sem som, ajudando o conteúdo a atingir um público mais amplo. Inicialmente, as legendas automáticas estarão disponíveis em 16 idiomas, mas pretende-se expandir esse número em breve.

É notável o foco do Instagram nos conteúdos em vídeo. Em junho de 2020, a plataforma lançou mais um recurso exclusivo para esse formato: o Reels, que concorre diretamente com o aplicativo chinês TikTok. O Reels permite que o usuário crie vídeos curtos e criativos usando áudios e efeitos prontos. Será que para obter sucesso nas redes sociais o conteúdo em vídeo é essencial?

Leia também: Como o IGTV pode potencializar sua estratégia no Instagram

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *