Reels e a importância dos conteúdos em vídeo

Reels e a importância dos conteúdos em vídeo

Em novembro de 2019, o Instagram adicionou a funcionalidade “Reels” ao seu aplicativo, disponível inicialmente apenas para usuários no Brasil e que reproduz os principais recursos do popular TikTok. É a segunda vez, pelo menos, que o Instagram se baseia em apps concorrentes para criar uma ferramenta: os stories foram adicionados após o sucesso do Snapchat, por exemplo. Desde agosto de 2020, depois dos testes no Brasil, na Alemanha e na França, o Instagram disponibilizou o Reels em mais de 50 outros países, apostando fortemente no sucesso dos conteúdos em vídeo.

Como funciona

O Reels foi lançado com a possibilidade de gravar vídeos de até 15 segundos, mas desde o último mês passou a aceitar postagens de até 30 segundos.

O usuário pode inserir músicas no vídeo, fazer edições rápidas, escolher a velocidade e usar filtros, tudo isso dentro da plataforma. É possível acessar o Reels pela aba “Explorar” ou diretamente no perfil do usuário, ao lado do IGTV.

 

O poder do conteúdo em vídeo

Vídeos são o formato com melhor desempenho nas redes sociais, gerando mais visualizações, engajamento e respostas do que qualquer outra opção de postagem. Confira abaixo algumas métricas importantes divulgadas pelas próprias redes sociais sobre conteúdos em vídeo:

  • Os tuítes com vídeo geram dez vezes mais engajamento e os tuítes promovidos custam 50% menos por engajamento.
  • Os usuários do LinkedIn têm 20 vezes mais probabilidade de compartilhar um vídeo na plataforma do que outros tipos de postagem.
  • Os usuários do Pinterest têm 2,6 vezes mais probabilidade de fazer uma compra depois de visualizar o conteúdo de vídeo de uma marca na plataforma.

Segundo pesquisa realizada pela Mention – especializada em diferentes tipos de monitoramento –, o conteúdo em vídeo é a melhor maneira de gerar envolvimento no Instagram. Confira abaixo alguns dados importantes que a pesquisa revelou:

  • As postagens em vídeo geram uma média de 150 comentários.
  • As postagens com imagens geram uma média de 65 comentários.
  • As postagens em carrossel geram uma média de 80 comentários.

Com o alto engajamento, você automaticamente melhora os índices de SEO e se destaca entre outras postagens. Os vídeos são uma ótima forma de tornar as informações mais didáticas, abordando inclusive questões complexas com menos risco de tornar o conteúdo maçante.

 

Tendências

Reels e a importância dos conteúdos em vídeo

Com a popularização do formato, algumas tendências começaram a surgir. Em 2017, cerca de 80% dos vídeos tinham menos de cinco minutos de duração, e eram responsáveis por apenas um terço do engajamento geral desse tipo de conteúdo. Já os vídeos longos, com 15 minutos ou mais, trouxeram 50% do engajamento do público. Esse cenário ainda hoje é semelhante.

Outra tendência que o Facebook notou e logo resolveu aproveitar em suas plataformas foi a de vídeos sem som, com recurso de legendas. Um estudo realizado pela Verizon Media mostrou que 92% das pessoas preferem assistir a vídeos sem som no celular, mas que os usuários esperam ver legendas em vídeos de “como fazer”, receitas e notícias.

Não se pode garantir que todo vídeo que sua marca postar irá gerar um grande número de interações, mas esse tipo de conteúdo é certamente um fator-chave para gerar mais engajamento nas plataformas.

Leia também: IGTV: ainda uma grande aposta do Instagram

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *