Repercussão da final da Copa das Confederações nas redes sociais

repercussao-copa-confederacoes-redes-sociais

Até pouco tempo a Seleção Brasileira estava em crise; o time pentacampeão mundial e que um dia já contou com nomes como Pelé, Ronaldo, Zico e Romário havia chegado à 22ª colocação do ranking da FIFA (pior colocação da história) e, com atuações sem brilho, enfrentava desconfiança dos torcedores. Por conta disso, a realização em território nacional da Copa das Confederações, competição normalmente ignorada por muitos, ganhou destaque.

Com a participação de equipes de ponta como Espanha, Uruguai e Itália, a final seria o teste definitivo para Neymar e companhia. O resultado não poderia ser melhor: no último domingo, depois de vencer todos os jogos da primeira fase e a semifinal, o time canarinho levantou a taça no Maracanã lotado depois de dominar em campo os atuais campeões mundiais e europeus – derrotando a Espanha por 3 a 0. E a repercussão na web (no Brasil e em todo o mundo) foi grande.

De acordo com uma análise realizada pela IBM, durante o jogo a média de tweets brasileiros por minuto relacionados ao acontecimento foi de 6.386, ultrapassando a marca de 1,5 milhão de mensagens durante pouco mais de 3 horas (contando o tempo de jogo, o intervalo e os momentos antes e depois da partida). O termo mais citado foi “Seleção” e os jogadores mais lembrados foram Neymar (eleito o melhor jogador da partida e da competição), David Luiz (que salvou de maneira quase milagrosa o que teria sido um gol da Espanha), Fred (autor de dois dos gols) e Hulk (ainda criticado por alguns, mas bastante elogiado pelo público feminino por seus dotes físicos). Ainda sobre o Twitter, na noite de domingo, horas depois do fim da partida, as hashtags #OCampeãoVoltou e #JogaBonitoBrasil faziam parte dos Trending Topics do Brasil.

Análise dos tweets sobre a final

No Facebook, publicações dos principais jogadores de cada equipe geraram muitas interações: mais de 295 mil pessoas curtiram o post de Neymar sobre o título, enquanto mais de 125 mil curtiram a mensagem de Andres Iniesta sobre a importância da derrota para que a Espanha chegue melhor à Copa do Mundo do ano que vem. Na página do Barcelona, time no qual jogam diversos dos integrantes da seleção espanhola, a atuação de Neymar, contratado pouco antes da Copa das Confederações, ganhou destaque. De acordo com o site Starcount, o brasileiro foi, entre todos os jogadores de futebol do planeta, aquele que mais conseguiu novos fãs no mês de junho (2,5 milhões de novos Likes).

Neymar no Facebook, sobre título do Brasil

Iniesta no Facebook, sobre derrota da Espanha

Barcelona no Facebook, sobre atuação de Neymar na Copa das Confederações

É claro que a repercussão não foi apenas nas redes sociais; a vitória da Seleção Brasileira sobre a supostamente imbatível Espanha ganhou destaque também em sites de notícias e blogs de todo o mundo, o que se refletiu em um aumento considerável no volume de buscas por alguns termos no Google. Até mesmo nos Estados Unidos, país no qual o futebol não é um esporte tão popular, a Copa das Confederações foi o segundo assunto mais pesquisado no domingo (no Reino Unido, no Japão e na Alemanha foi o assunto mais buscado).

Buscas por Brasil e Espanha no Google

Buscas por nomes dos jogadores no Google

Copa das Confederações foi o segundo assunto mais pesquisado no domingo nos Estados Unidos

Sendo a Copa das Confederações, pelo menos em teoria, uma competição muito menos importante que a Copa do Mundo – e já tendo conseguido tanta relevância –, resta agora esperar por 2014 para saber se o evento entrará para a história com a possibilidade do hexacampeonato brasileiro e por sua repercussão na internet.

Veja também: Repercussão do título mundial do Corinthians nas redes sociais.

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de redes sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *