Eletrônicos na praia, cuidado constante!

Eletrônicos na praia, cuidado constante!

Férias! Esperamos o ano todo por esse momento, mas, sejamos sinceros, de que adianta uma folguinha se não der para postar fotos no Instagram dos lugares pelos quais passamos? Ou ainda se não rolar tomar um banho de sol curtindo a playlist criada com tanto carinho? Se você quer preservar o seu celular da areia e da exposição ao sol, mas se afastar do smartphone te desanima, fique tranquilo, com alguns cuidados básicos é possível curtir o período de férias e manter o aparelho intacto!

Mergulho no mar

Em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, Jonas Cardoso dos Santos, proprietário da assistência técnica Visual Informática, contou que a maresia e a água são os maiores vilões nesta época do ano, por isso, recomenda o uso de um case impermeável para proteger os aparelhos eletrônicos.

Se esta dica chegou tarde e o seu mobile já caiu na água, o melhor é desligá-lo e correr para uma assistência técnica. Lá, ele vai receber um banho químico, procedimento que evita a oxidação dos componentes e pode dar sobrevida ao dispositivo.

Mas, se você não encontrar nenhuma loja especializada, a dica do site DigitalVersus é desligar o aparelho, retirar a bateria e colocá-lo em um saco com farinha de aveia ou arroz, pois os grãos ajudam a absorver a umidade. Já se o seu gadget caiu no mar, você terá que dar um banho em água corrente e potável, para tentar retirar toda a água salgada, e então colocá-lo junto aos grãos, porque o sal pode acelerar o processo de oxidação dos componentes.

Deixar o aparelho ao sol ou tentar secar com um secador de cabelo pode até fazer o dispositivo voltar a funcionar, mas esta é uma solução temporária.

Smartphones devem ficar em cases próprios

Castelo de areia

Os grãos de areia podem riscar as telas, entrar por pequenas frestas e prejudicar o funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Por isso, evite usá-los próximo da areia, e deixe-os em cases e bolsas protetoras.

Caso a areia se deposite na entrada do fone ou carregador, a recomendação do site Phone Arena é limpar o dispositivo com um pano macio e de modo muito delicado, e até usar um spray de ar comprimido. Se você perceber que a areia está em locais de difícil acesso, ou nas lentes das câmeras, o ideal é levar para um especialista. Valdir Festugatto, proprietário da assistência técnica Visotécnica, afirma que é possível fazer uma limpeza das engrenagens e garantir a vida útil do dispositivo.

Calor!

Com as altas temperaturas, a recomendação é proteger os aparelhos e guardá-los em bolsas na sombra, e nunca embaixo de toalhas, roupas ou dentro do carro.

Se você perceber que o seu smartphone ou tablet está aquecendo durante o uso, encerre alguns programas rodando em segundo plano, como o GPS ou as notificações das redes sociais. Aproveite para avaliar se você realmente usa todos os aplicativos instalados e faça uma “limpa”, isso ajudará a economizar bateria.

Também evite usar os gadgets enquanto eles carregam, as altas temperaturas dos ambientes, aliadas ao calor produzido pelo uso e ao aquecimento natural da bateria podem danificar o hardware e diminuir a vida útil do dispositivo.

Se o calor for extremo, a ponto de você não conseguir segurar o aparelho, desligue-o e leve-o ao congelador por alguns instantes, apenas para baixar a temperatura. A recomendação é da Qualcomm, mas a empresa avisa que esta medida não deve ser recorrente.

Não deixe os dispositivos ficarem expostos ao sol

Sempre alerta!

A muvuca da praia ou do clube também pode contribuir com situações perigosas, como furtos. Para evitar transtornos, mantenha os aparelhos dentro da bolsa, e deixe-a próxima a você.

Em caso de roubo, os gadgets da Apple, da BlackBerry e os que contam com o Windows Phone possuem sistemas de segurança que permitem bloquear o uso e localizá-los, já os mobiles com Android têm à disposição diversos programas com funções semelhantes, basta baixá-los. Entre os apps mais populares estão o Cerberus e o Wemp Locator.

Para evitar dor de cabeça, mantenha as senhas de bloqueio atualizadas e anotadas em um local de fácil acesso. Aproveite para fazer backup das informações importantes e evitar perder informações preciosas, de preferência em serviços de nuvem.

Fique atento a estas dicas e tenha um verão mais tranquilo!

Leia também: Qual o melhor smartphone para as crianças?

——————————————————————————————-

A Magic Web Design desenvolve, desde 1996, soluções completas para empresas de todo o Brasil nas áreas de internet e multimídia, com web sites, gerenciamento de mídias sociais, sistemas on-line, lojas virtuais (e-commerce), apresentações multimídia e diversos outros serviços.
https://www.redemagic.com/

Pin It

2 Respostas para Eletrônicos na praia, cuidado constante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *